Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41129
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorOliveira, Bárbara Martins Pontes Rodrigues de-
dc.date.accessioned2024-02-07T18:26:26Z-
dc.date.available2024-02-07T18:26:26Z-
dc.date.issued2023-12-06-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Bárbara Martins Pontes Rodrigues de. Pesquisa bibliográfica: O uso das telas por crianças em contexto pandêmico (COVID-19). 2023. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41129-
dc.description.abstractIn the global scenario, we have recently experienced the COVID-19 pandemic, which brought political economic and social impacts to different countries such as Brazil. During this period life and social interactions suffered abrupt changes. This work aimed to conduct a literature review which sought to identify and analyze national scientific productions addressing the use of screens by children during the COVID-19 pandemic. The material survey was carried out through the CAPES/MEC platform, with full articles selected published from 2020 to 2022 in the Portuguese language. Off these only six (n=6) complies with the inclusion criteria for the research. From analysis of qualitative two categories of analysis were constructed: 1) the use of screen and family daily life and 2) the use of screens and the school context. The analyzed information indicated that throughout the pandemic children’s screen use occurred for educational and entertainment purposes becoming one of the main activities for children during social distancing. It was evident that the implementation of remote learning by schools impacted family and institutional dynamics contributing to increased screen usage in childhood. Challenges in monitoring children's screen use and distancing from physical and playful activities were identified as issues influencing child development. Thus we emphasize the need for the development of new research on the investigated theme including different ages and socioeconomic positions of participants to understand and expand actions and reflections in the field.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectTelapt_BR
dc.subjectFamíliapt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectCOVID-19pt_BR
dc.subjectChildrenpt_BR
dc.subjectScreenpt_BR
dc.subjectFamilypt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titlePesquisa bibliográfica: o uso das telas por crianças em contexto pandêmico (COVID-19)pt_BR
dc.title.alternativeBibliographical research: the use of screens by children in a pandemic context (COVID-19)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Luciana Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0461476961455932pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Bruna Caixeta Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1200012041160358pt_BR
dc.contributor.referee2Buiatti, Viviane Prado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1434975072387499pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo cenário mundial, vivemos recentemente a pandemia de COVID-19, que trouxe impactos políticos, econômicos e sociais para diferentes países, como o Brasil. Nesse período, a vida e o contato social sofreram mudanças bruscas. Esse trabalho teve como objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica, a qual buscou levantar e analisar as produções científicas nacionais que abordam o uso de telas pelas crianças no período de pandemia de COVID-19. O levantamento do material foi realizado através da plataforma CAPES/MEC, sendo selecionados artigos na íntegra, publicados no período de 2020 a 2022, em língua portuguesa. Desses, apenas seis (n=6) se enquadraram nos termos de inclusão da pesquisa. A partir da análise dos dados, de caráter qualitativo, foram construídas duas categorias de análise: 1) o uso das telas e o cotidiano familiar e 2) o uso das telas e o contexto escolar. As informações analisadas indicaram que, ao longo da pandemia, o uso das telas pelas crianças ocorreu com fins educativos e de entretenimento, sendo uma das suas principais atividades. Evidenciou-se que a implementação do ensino remoto pelas escolas atravessou as dinâmicas familiares e institucionais, contribuindo para o aumento do uso das telas na infância. Os desafios no monitoramento do uso das telas e o distanciamento das atividades físicas e lúdicas foram indicadas como problemáticas que influenciaram o desenvolvimento infantil. Assim, destacamos a necessidade de construção de novas pesquisas acerca da temática investigada, incluindo diferentes idades e posições socioeconômicas das/os participantes, para que possamos compreender e ampliar ações e reflexões na área.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO::DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Psicologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
PesquisaBibliográficaUso.pdfTCC248.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.