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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41062
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Paula, Matheus de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-29T14:48:28Z | - |
dc.date.available | 2024-01-29T14:48:28Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-29 | - |
dc.identifier.citation | PAULA, Matheus de Oliveira. Estudo do desempenho de um motor a combustão interna utilizando sobrealimentação. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41062 | - |
dc.description.abstract | This present work aims to succinctly present how turbochargers are used in current vehicles, showing how this technology can influence the performance of internal combustion engines. Firstly, the work addresses some historical facts about the origin and components of spark ignition internal combustion engines (ICE). Subsequently, bibliographical research was carried out, through this study it addressed the main systems on the market, as well as their advantages and disadvantages when compared to a naturally aspirated system. The records of some vehicles were analyzed and it was concluded that the engine equipped with the turbocharger proved to be more efficient than the conventionally aspirated engine and the prospect is that automakers will increasingly introduce this technology to the market. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Motor a combustão interna | pt_BR |
dc.subject | Internal combustion engine | pt_BR |
dc.subject | Sobrealimentação | pt_BR |
dc.subject | Supercharger | pt_BR |
dc.subject | Automóveis | pt_BR |
dc.subject | Cars | pt_BR |
dc.title | Estudo do desempenho de um motor a combustão interna utilizando sobrealimentação | pt_BR |
dc.title.alternative | Study of the performance of an internal combustion engine using supercharging | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Ana Marta de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3522162933152053 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Assis, Elaine Gomes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0954342717425007 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4624362939403379 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este presente trabalho tem como intuito apresentar de modo sucinto como ocorre a utilização de turbocompressores em veículos da atualidade, mostrando como esta tecnologia pode influenciar o desempenho dos motores de combustão interna. Primeiramente, o trabalho aborda alguns fatos históricos sobre a origem e componentes dos motores de combustão interna com ignição por centelha (ICE). Posteriormente realizou-se pesquisas bibliográficas, através desse estudo abordou os principais sistemas existentes no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens quando comparado ao um sistema aspirado naturalmente. Foram analisados as fichas de alguns veículos e pôde-se concluir que o motor equipado com o turbocompressor apresenta maior desempenho que o motor naturalmente aspirado. A perspectiva é que as montadoras ,cada vez mais, introduzam essa tecnologia ao mercado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 51 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 151897378 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Mecânica |
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