Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41062
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Matheus de Oliveira-
dc.date.accessioned2024-01-29T14:48:28Z-
dc.date.available2024-01-29T14:48:28Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationPAULA, Matheus de Oliveira. Estudo do desempenho de um motor a combustão interna utilizando sobrealimentação. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41062-
dc.description.abstractThis present work aims to succinctly present how turbochargers are used in current vehicles, showing how this technology can influence the performance of internal combustion engines. Firstly, the work addresses some historical facts about the origin and components of spark ignition internal combustion engines (ICE). Subsequently, bibliographical research was carried out, through this study it addressed the main systems on the market, as well as their advantages and disadvantages when compared to a naturally aspirated system. The records of some vehicles were analyzed and it was concluded that the engine equipped with the turbocharger proved to be more efficient than the conventionally aspirated engine and the prospect is that automakers will increasingly introduce this technology to the market.pt_BR
dc.description.sponsorshipUFU - Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMotor a combustão internapt_BR
dc.subjectInternal combustion enginept_BR
dc.subjectSobrealimentaçãopt_BR
dc.subjectSuperchargerpt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectCarspt_BR
dc.titleEstudo do desempenho de um motor a combustão interna utilizando sobrealimentaçãopt_BR
dc.title.alternativeStudy of the performance of an internal combustion engine using superchargingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Ana Marta de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3522162933152053pt_BR
dc.contributor.referee1Assis, Elaine Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0954342717425007pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4624362939403379pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste presente trabalho tem como intuito apresentar de modo sucinto como ocorre a utilização de turbocompressores em veículos da atualidade, mostrando como esta tecnologia pode influenciar o desempenho dos motores de combustão interna. Primeiramente, o trabalho aborda alguns fatos históricos sobre a origem e componentes dos motores de combustão interna com ignição por centelha (ICE). Posteriormente realizou-se pesquisas bibliográficas, através desse estudo abordou os principais sistemas existentes no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens quando comparado ao um sistema aspirado naturalmente. Foram analisados as fichas de alguns veículos e pôde-se concluir que o motor equipado com o turbocompressor apresenta maior desempenho que o motor naturalmente aspirado. A perspectiva é que as montadoras ,cada vez mais, introduzam essa tecnologia ao mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration51pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.orcid.putcode151897378-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudoDesempenhoMotor.pdfTCC2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons