Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41036
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrandão, Gabriel Alves-
dc.date.accessioned2024-01-24T16:51:16Z-
dc.date.available2024-01-24T16:51:16Z-
dc.date.issued2024-01-15-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Gabriel Alves. Organizando as guildas: trabalho e forma de organização dos trabalhadores nas indústrias de jogos eletrônicos. 2024. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2024pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41036-
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectvideogames; ; tecnologia; sociologipt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleOrganizando as guildas: trabalho e forma de organização dos trabalhadores nas indústrias de jogos eletrônicospt_BR
dc.title.alternativeOrganizing guilds: work and forms of organization of workers in the electronic games industriespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Trópia, Patrícia Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5550253896783945pt_BR
dc.contributor.referee1Repa, Marcus Vinicius Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2089428033025219pt_BR
dc.contributor.referee2Mendonça, Filipe Almeida do Prado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0079957717570152pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, a mídia jornalística passou a cobrir cada vez mais casos de abuso trabalhista dentro da indústria dos jogos eletrônicos. Ainda que os casos apresentados não sejam uma novidade da década passada, essas ocorrências aumentam exponencialmente a medida que a indústria geram lucros exponenciais. Demissões em massa, assédios moral e sexual, disparidade de salário de acordo com o gênero e principalmente o crunch, carga horária extensiva sem remuneração adequada. A proposta desse trabalho é apresentar um panorama dessa indústria, apontando as ocorrências que afetam os trabalhadores, bem como o movimento trabalhista para conseguir resguardo perante as empresas em análise de três países: Brasil, Estados Unidos e Reino Unido. Dentro desses 3 países e realizado uma análise dos movimentos coletivos dos desenvolvedores de videogame.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration68pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Relações Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OrganizandoGuildasTrabalho.pdfTCC1.47 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.