Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Resende, Guilherme Dalla Mutta | - |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T16:21:02Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T16:21:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | RESENDE, Guilherme Dalla Mutta. Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor. 2023. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matamática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017 | - |
dc.description.abstract | Taking as a reference the need for critical environmental education in the training of pedagogues, the objective of this work was to develop a virtual educational product, a guide entitled “Socio environmental Education Guide for Early Childhood Education and Elementary Education - Early Years” with the aim of assisting these professionals in Early Childhood Education and the initial grades of elementary school. We use the Google Sites tool. The guide has 65 works distributed in the following categories: Experience report; Research Report; Teaching Activities and Products; Digital book; Software. Thirty-eight pedagogues, in-service teachers, evaluated the aforementioned product and their responses demonstrate interest in EA. The data also suggest that EA macrotrends should be addressed in initial teacher training, especially critical EA, as this aspect has not reached them, thus confirming our hypothesis. The digital tool was well evaluated by these participants, who also offered relevant suggestions for improving the guide. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação Ambiental crítica | pt_BR |
dc.subject | Critical Environmental Education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Guia didático | pt_BR |
dc.subject | Teaching guide | pt_BR |
dc.subject | Sociedade de risco | pt_BR |
dc.subject | Risk society | pt_BR |
dc.subject | Ciência - Estudo ensino | pt_BR |
dc.subject | Science - Study teaching | pt_BR |
dc.title | Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor | pt_BR |
dc.title.alternative | Environmental Education in the Pedagogy course: Training teacher's socio-environmental | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Auth, Milton Antonio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8703276139561729 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Catarina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6332363922707463 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8143449053228335 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Tendo como referência a necessidade de uma educação ambiental crítica na formação dos pedagogos, o objetivo deste trabalho foi elaborar um produto educacional virtual, um guia intitulado “Guia de Educação Socioambiental para a Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais” com o intuito de auxiliar esses profissionais na Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Utilizamos a ferramenta Google Sites. O guia possui 65 obras distribuídas nas seguintes categorias: Relato de experiência; Relato de Pesquisa; Atividades e Produtos Didáticos; Livro digital; Software. Trinta e oito pedagogos, professores em serviço, avaliaram o referido produto e suas respostas demonstram interesse pela EA. Os dados sugerem também que as macrotendências da EA devem ser abordadas na formação inicial do professor, em especial a EA crítica, pois esta vertente não os tem alcançado, confirmando assim a nossa hipótese. A ferramenta digital foi bem avaliada por esses participantes, os quais ofereceram ainda sugestões relevantes para melhoria do guia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 44 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 151351230 | - |
dc.crossref.doibatchid | a79fa8aa-3f5d-4bc8-b97c-f52244ea3285 | - |
dc.subject.ods | ODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EducaçãoAmbientalCurso.pdf | Dissertação | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License