Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorResende, Guilherme Dalla Mutta-
dc.date.accessioned2024-01-22T16:21:02Z-
dc.date.available2024-01-22T16:21:02Z-
dc.date.issued2023-12-05-
dc.identifier.citationRESENDE, Guilherme Dalla Mutta. Educação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professor. 2023. 44 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matamática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/41017-
dc.description.abstractTaking as a reference the need for critical environmental education in the training of pedagogues, the objective of this work was to develop a virtual educational product, a guide entitled “Socio environmental Education Guide for Early Childhood Education and Elementary Education - Early Years” with the aim of assisting these professionals in Early Childhood Education and the initial grades of elementary school. We use the Google Sites tool. The guide has 65 works distributed in the following categories: Experience report; Research Report; Teaching Activities and Products; Digital book; Software. Thirty-eight pedagogues, in-service teachers, evaluated the aforementioned product and their responses demonstrate interest in EA. The data also suggest that EA macrotrends should be addressed in initial teacher training, especially critical EA, as this aspect has not reached them, thus confirming our hypothesis. The digital tool was well evaluated by these participants, who also offered relevant suggestions for improving the guide.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação Ambiental críticapt_BR
dc.subjectCritical Environmental Educationpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.subjectGuia didáticopt_BR
dc.subjectTeaching guidept_BR
dc.subjectSociedade de riscopt_BR
dc.subjectRisk societypt_BR
dc.subjectCiência - Estudo ensinopt_BR
dc.subjectScience - Study teachingpt_BR
dc.titleEducação Ambiental no curso de Pedagogia: A formação socioambiental do professorpt_BR
dc.title.alternativeEnvironmental Education in the Pedagogy course: Training teacher's socio-environmentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Auth, Milton Antonio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8703276139561729pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Catarina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6332363922707463pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/8143449053228335pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoTendo como referência a necessidade de uma educação ambiental crítica na formação dos pedagogos, o objetivo deste trabalho foi elaborar um produto educacional virtual, um guia intitulado “Guia de Educação Socioambiental para a Educação Infantil e Ensino Fundamental - Anos Iniciais” com o intuito de auxiliar esses profissionais na Educação Infantil e séries iniciais do ensino fundamental. Utilizamos a ferramenta Google Sites. O guia possui 65 obras distribuídas nas seguintes categorias: Relato de experiência; Relato de Pesquisa; Atividades e Produtos Didáticos; Livro digital; Software. Trinta e oito pedagogos, professores em serviço, avaliaram o referido produto e suas respostas demonstram interesse pela EA. Os dados sugerem também que as macrotendências da EA devem ser abordadas na formação inicial do professor, em especial a EA crítica, pois esta vertente não os tem alcançado, confirmando assim a nossa hipótese. A ferramenta digital foi bem avaliada por esses participantes, os quais ofereceram ainda sugestões relevantes para melhoria do guia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration44pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.629pt_BR
dc.orcid.putcode151351230-
dc.crossref.doibatchida79fa8aa-3f5d-4bc8-b97c-f52244ea3285-
dc.subject.odsODS::ODS 4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ensino de Ciências e Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalCurso.pdfDissertação2.25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons