Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40938
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, João Ricardo Bezerra Vasconcelos de-
dc.date.accessioned2024-01-09T17:09:32Z-
dc.date.available2024-01-09T17:09:32Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, João Ricardo Bezerra Vasconcelos de. Lugar Marcado: uma série em formato podcast sobre nation branding. 135f. Dissertação (Mestrado em Tecnologias, Comunicação e Educação) – Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.589pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40938-
dc.description.abstractIn an increasingly competitive scenery, it is essential for organizations to have a distinguishing factor that makes them more appealing to their diverse audiences. The concept of differentiation is crucial, and this extends beyond the business sphere; countries also benefit from the advantages provided by a positive brand image. It is in this context that "nation branding" emerges, a management strategy that adapts branding perspectives to promote and strengthen a country's image with the aim of generating institutional gains for them. Aspects such as a country's culture and identity, promoted internationally through media products within the framework of a cultural expansion strategy, are some of the methods used to propagate a country's image abroad. It is within this context that the proposed product, the pilot episode of the "Lugar Marcado" podcast, was developed with the goal of fostering a discussion in the auditory media, and in the Portuguese language, about the impact of these activities on a country's image, as well as their ability to generate soft power, resulting in tangible and intangible benefits for nations. These benefits manifest in the signing of international trade agreements, increased tourism, the attraction of a specialized labor force, and other areas that help enhance the economic possibilities of these countries. Through the "Lugar Marcado" podcast, we aim to explore the intersection between Nation Branding and its economic, cultural, and political implications through theoretical discussions on the subject and case analyses of countries with successful brand management strategies.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectCommunicationpt_BR
dc.subjectNation Brandingpt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSoft Powerpt_BR
dc.subjectPodcastpt_BR
dc.titleLugar Marcado: uma série em formato podcast sobre nation brandingpt_BR
dc.title.alternativeLugar Marcado: a podcast series about nation brandingpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Paulo, Renata Rodrigues Daher-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3828942548356975pt_BR
dc.contributor.referee2Lima, Fábia Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1738070775161957pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9730251478105040pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEm uma realidade cada vez mais competitiva, é essencial para as organizações ter um diferencial que as torne mais atrativas para os seus diversos públicos. O conceito de diferenciação é crucial, e isso não se limita apenas ao âmbito empresarial, os países também se beneficiam das vantagens que uma imagem de marca positiva proporciona. E é nesse contexto que emerge o nation branding, uma estratégia de gestão que adapta as perspectivas do branding para promover e fortalecer a imagem dos países, com o objetivo de gerar ganhos institucionais para eles. Aspectos como a cultura e a identidade dos países, promovidas internacionalmente através de produtos de mídia no contexto de uma estratégia de expansão cultural, são alguns dos métodos usados para divulgar a imagem de um país no exterior. É nesse cenário que o produto proposto, o piloto do podcast "Lugar Marcado" foi desenvolvido, com o objetivo de promover um debate em mídia sonora, e em língua portuguesa, sobre o impacto dessas atividades na imagem de países, assim como na capacidade de geração de soft power, que resultam em benefícios tangíveis e intangíveis para as nações, refletindo-se na assinatura de acordos econômicos internacionais, no aumento do turismo, na atratividade de mão de obra especializada, e em outras áreas, que potencializam as capacidades econômicas desses países. Através do podcast "Lugar Marcado", busca-se explorar a interseção entre o Nation Branding e suas implicações econômicas, culturais e políticas, através de debates teóricos sobre o tema e das análises de caso de países com estratégias de gestão de marcas bem-sucedidas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration135pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.589pt_BR
dc.orcid.putcode150348741-
dc.crossref.doibatchid26725124-e6b6-4566-8921-a72fad3c1244-
dc.subject.odsODS::ODS 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LugarMarcadoSerie.pdfDissertação1.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.