Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40936
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlves, Andre Garcia-
dc.date.accessioned2024-01-09T15:49:14Z-
dc.date.available2024-01-09T15:49:14Z-
dc.date.issued2023-10-20-
dc.identifier.citationALVES, Andre Garcia. O Salto: narrativas de formação atoral entre a rua e o palhaço. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.598.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40936-
dc.description.abstractEl presente trabajo se enmarca en una investigación autoetnográfica y tiene como objetivo estudiar la experiencia del proceso de creación del espectáculo solista de payaso callejero “O Salto”, a partir de aspectos de la calle como espacio de formación del payaso y del actor en situaciones no convencionales. espacios. . Presentar los elementos presentes a lo largo de los 17 años de proceso de creación del espectáculo en cuestión y los 31 años de experiencia profesional del autor para que sirva como instrumento para fortalecer el lenguaje artístico y los conocimientos del payaso callejero, especialmente en lo que respecta a la comprensión. y profundización teórica identificada como un proceso creativo. El trabajo contribuye al fortalecimiento de estudios específicos de las artes escénicas, para grupos de estudio relacionados con la temática que involucra al payaso callejero y el circo, sus saberes, sus prácticas, problemáticas en la creación de un espectáculo callejero solista. Por lo tanto, se comprende la importancia de elaborar este estudio y sus reflexiones como parte integral de la investigación sobre las artes escénicas de calle. Se trata, además, de reconocer la inventiva y la riqueza de la escena basada en la oralidad, considerando su especificidad como un arte primario y fundamental. Por eso comparto este aprendizaje titulado “El salto – Narrativas de formación atoral entre la calle y el payaso”.pt_BR
dc.description.sponsorshipEmbraco - Empresa Brasileira de Compressorespt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPalhaçopt_BR
dc.subjectTeatro de Ruapt_BR
dc.subjectCircopt_BR
dc.subjectPayasopt_BR
dc.subjectCicropt_BR
dc.subjectTeatro de callept_BR
dc.titleO salto: narrativas de formação atoral entre a rua e o palhaçopt_BR
dc.title.alternative“El salto – narrativas de formación atoral entre la calle y el payaso”.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Carneiro, Ana Maria Pacheco-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2871760285264620pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7159513683604358pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Pedro Eduardo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9388260255922221pt_BR
dc.contributor.referee2Andrade, Elza Maria Ferraz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9316125249066776pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2302852984245446pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho é parte de uma pesquisa autoetnográfica e objetivo é estudar a experiência do processo de criação do espetáculo solo de palhaço de rua “O Salto”, a partir dos aspectos da rua como espaço de formação do palhaço e do ator de espaços não convencionais. Apresentar os elementos presentes em todo processo de 17 anos de criação do espetáculo em questão e 31 anos de experiência profissional do autor para que possa ser utilizado como instrumento de fortalecimento da linguagem artística e dos saberes do palhaço de rua, principalmente no que diz respeito à compreensão e ao aprofundamento teórico identificado como processo criativo. O trabalho contribui com o fortalecimento dos estudos específicos das artes cênicas, para grupos de estudos relacionados ao tema envolvendo o palhaço de rua e o circo, seus saberes, suas práticas, problemáticas na criação de um espetáculo solo de rua. Sendo assim, entende- se a importância da elaboração desse estudo e de suas reflexões como parte integrante da pesquisa das artes cênicas de rua. Além disso, trata-se de reconhecer a inventividade e a riqueza da cena a partir da oralidade, considerando sua especificidade como arte primária e fundamental. Compartilho, portanto, essa aprendizagem intitulada “O Salto – Narrativas de Formação Atoral Entre a Rua e o Palhaço”.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.sizeorduration109pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.598pt_BR
dc.orcid.putcode150349544-
dc.crossref.doibatchid26725124-e6b6-4566-8921-a72fad3c1244-
dc.subject.odsODS::ODS 11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SaltoNarrativasFormação.pdfDissertação5.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons