Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGoulart, Laura Barbosa-
dc.date.accessioned2023-12-19T18:55:24Z-
dc.date.available2023-12-19T18:55:24Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationGOULART, Laura Barbosa. Conhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olhar. 2023. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/40006-
dc.description.abstractThe research conducted at the Faculty of Mathematics of the Federal University of Uberlândia aims to identify the geometric knowledge that future Mathematics teachers participating in the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program (PIBID) and the Pedagogical Residency Program (PRP) at UFU, in 2023 possess. The specific objectives are to understand the development of geometry in Brazil and its teaching and to identify research related to geometric knowledge and the PIBID and PRP programs. To collect the empirical material, a form was proposed so that we could understand the ease and difficulties of undergraduates in understanding this area of ​​knowledge: geometry. Furthermore, this research conducted a survey of studies carried out in the last six years with the same theme to verify the similarities and differences between what they did and what we now propose. By analyzing the material obtained, it was possible to perceive topics in which the study participants have more facilities, which would be those chosen for their classes, and topics with more difficulties, which they would leave aside if they could. Furthermore, participants seem to want to find ways to change this reality so that their future students have better experiences with geometry.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectConhecimentos geométricospt_BR
dc.subjectGeometry knowledgept_BR
dc.subjectPIBIDpt_BR
dc.subjectPRPpt_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectDegree in Mathematicspt_BR
dc.titleConhecimento de geometria de participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal de Uberlândia: um olharpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marco, Fabiana Fiorezi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3302431723262783pt_BR
dc.contributor.referee1Zaqueu-Xavier, Ana Claudia Molina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6136763314010047pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Érika Maria Chioca-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0024613652139150pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/2346464278687234pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido na Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, tem como objetivo identificar que conhecimentos geométricos futuros professores de Matemática participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFU, no ano de 2023, apresentam. Como objetivos específicos pretende-se compreender o desenvolvimento da geometria no Brasil e o seu ensino e, identificar pesquisas que relacionam o conhecimento geométrico e os programas PIBID e PRP. Para obtenção do material empírico foi proposto um formulário para que pudéssemos compreender facilidades e dificuldades dos graduandos no entendimento dessa área do conhecimento: a geometria. Além disso, essa pesquisa fez um levantamento dos estudos realizados nos últimos seis anos que tenham a mesma temática, com o intuito de verificar as semelhanças e as diferenças entre aqueles o que fizeram e o que ora propomos. Pela análise do material obtido foi possível percebermos temas nos quais os participantes deste estudo têm mais facilidades, que seriam os escolhidos para suas aulas e, temas que têm mais dificuldades, os quais deixariam de lado caso pudessem. Além disso, os participantes parecem desejar encontrar modos de mudar essa realidade para que seus futuros alunos tenham melhores experiências com a geometria.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseMatemáticapt_BR
dc.sizeorduration50pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentoGeometriaParticipantes.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons