Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39995
ORCID:  http://orcid.org/0009-0007-6036-9634
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Efeito da interferência entre treinos concorrentes do tipo força e aeróbio versus do tipo aeróbio e força
Alternate title (s): Effect of interference between concurrent strength and aerobic training versus aerobic and strength training
Author: Santos, Laura de Lima
First Advisor: Agostini, Guilherme Gularte de
First member of the Committee: Nunes, João Elias Dias
Second member of the Committee: Paixão, Rodney Coelho da
Summary: Com uma metodologia própria o Crossfit inclui movimentos funcionais, constantemente variados e praticados em alta intensidade. Tem o intuito de desenvolver condicionamento físico da forma mais ampla possível e para isso lança mão do treinamento concorrente quando mescla em uma mesma sessão de treino exercícios ginásticos, aeróbicos e de levantamento de peso, provocando o surgimento do efeito da interferência em seus praticantes. A interferência refere-se à mescla de treinamentos de qualidades físicas diferentes com nenhum ou pouco descanso entre elas e se tratando do CrossFit é muito comum exercícios de força praticados em conjunto à exercícios aeróbios. Neste sentido, o presente estudo teve como objetivo verificar se há interferência em treinos realizados na ordem força/aeróbio e aeróbio/força e detectar qual das duas ordens de realização do treino concorrente provoca maior interferência. Quatorze voluntários, praticantes de CrossFit foram testados para 1RM de levantamento terra, desempenho aeróbico máximo no burpee e desempenho no levantamento terra à 70% 1RM em situações isoladas e em situações de treinos concorrentes com o intuito de se verificar o efeito do treino de força no desempenho aeróbio e vice-versa. Os principais achados foram que os dois treinos interferem no desempenho dos testes subsequentes, sendo que o treino aeróbio interfere mais no desempenho do teste de força.
Abstract: With its distinctive methodology, CrossFit incorporates functional movements that are constantly varied and performed at high intensity. The goal is to develop overall physical fitness to the fullest extent possible, utilizing concurrent training by blending gymnastics, aerobic and resistance exercises in the same workout session, thereby inducing the interference effect in its practitioners. Interference refers to the combination of different physical qualities in training with little or no rest between them. In the context of CrossFit, it is common to integrate strength exercises with aerobic exercises. In this study, the goal is to investigate if there is interference in training sessions performed in the order of strength/aerobic and aerobic/strength, and identify which of the two sequences of concurrent training induces greater interference. Fourteen volunteers, CrossFit practitioners, were tested for 1RM deadlift, maximal aerobic performance in burpees, and performance in the deadlift at 70% 1RM in isolated situations and concurrent training scenarios to assess the impact of strength training on aerobic performance and vice versa. The main findings indicate that both types of training interfere with subsequent test performance, with aerobic training having a greater impact on strength test performance.
Keywords: Interferência
Treinamento concorrente
CrossFit.
Interference
Concurrent training
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: SANTOS, Laura de Lima. Efeito da interferência entre treinos concorrentes do tipo força e aeróbio versus do tipo aeróbio e de força. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39995
Date of defense: 30-Nov-2023
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EfeitoInterferênciaEntre.pdfTCC1.35 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons