Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39977
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Luan Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-12-18T14:35:39Z-
dc.date.available2023-12-18T14:35:39Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Luan Ferreira dos. Neoliberalismo e cibercultura: as redes sociais, os jogos digitais e a saúde mental dos jovens no século XXI. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39977-
dc.description.abstractThis course conclusion work aims to address the encounter between neoliberal ideology and cyberculture, highlighting the impact of social networks and digital games on the mental health of contemporary young people. The study seeks to understand how ideas and practices associated with neoliberalism permeate the structure and functioning of digital platforms, highlighting their social and economic dynamics. By focusing on social networks and digital games, we sought to investigate how young people's experiences are affected by these technologically established dynamics, taking into account the pressures of neoliberalism that can manifest themselves in this context. It is also highlighted how the constant search for social validation, online competition and standards of digital success can have negative repercussions on young people's mental health.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectNeoliberalismopt_BR
dc.subjectNeoliberalismpt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectCyberculturept_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectDigital gamespt_BR
dc.subjectSaúde mentalpt_BR
dc.subjectMental healthpt_BR
dc.titleNeoliberalismo e cibercultura: as redes sociais, os jogos digitais e a saúde mental dos jovens no século XXIpt_BR
dc.title.alternativeNeoliberalism and cyberculture: social networks, digital games and young people's mental health in the 21st centurypt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Regina Ilka Vieira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5772606285115412pt_BR
dc.contributor.referee1Barbosa, Marta Emísia Jacinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6425309024363380pt_BR
dc.contributor.referee2Perini, Lígia Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6172317020467590pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7598100729207113pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de conclusão de curso tem como objetivo abordar o encontro entre a ideologia neoliberal e a cibercultura, destacando o impacto das redes sociais e dos jogos digitais na saúde mental dos jovens contemporâneos. O estudo busca compreender como as ideias e práticas associadas ao neoliberalismo atravessam a estrutura e o funcionamento das plataformas digitais evidenciando suas dinâmicas sociais e econômicas. Ao se concentrar nas redes sociais e nos jogos digitais, buscou-se investigar de que forma as experiências dos jovens são afetadas por essas dinâmicas estabelecidas tecnologicamente, levando em consideração as pressões do neoliberalismo que podem se manifestar nesse contexto. Também é evidenciado como a constante busca por validação social, a competição online e os padrões de sucesso digital podem ter repercussões negativas na saúde mental dos jovens.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.orcid.putcode149005106-
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NeoliberalismoCiberculturaRedes.pdfTCC506 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons