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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorJesus, Luana Chuq de-
dc.date.accessioned2023-12-12T17:47:47Z-
dc.date.available2023-12-12T17:47:47Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationJESUS, Luana Chuq de. Humanismo em Vico. 2023. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39903-
dc.description.abstractGiambattista Vico thought on which method of study was more effective when comparing the method of the ancients with the modern ones. At the same time, the philosopher built criticisms about the Cartesian method of rejecting verisimilitude, considering that the search for rationalism in the school environment would distance the individual from society. It would then be a problem of ethical and moral question. Vico argued that, as important as it is to teach the use of reason, disciplines such as arts, music, oratory, among others, awaken in the individual a sense of community that is important for his entire life. Vico uses several examples throughout his great work "On the Method of Studying Our Time" to demonstrate the value of uniting the two methods. In his inaugural oratory, we have a resurgence of a quarrel between the ancients and the moderns close to the quarrel between Charles Perrault and Nicolas Boileau. And the result of this new quarrel is to arrive at Vico's humanism, which would be the answer to the comparison he made between the two methods.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/us/*
dc.subjectVicopt_BR
dc.subjectMétodo dos antigospt_BR
dc.subjectMethod of the ancientspt_BR
dc.subjectMétodo dos modernospt_BR
dc.subjectMethod of the modernspt_BR
dc.titleHumanismo em Vicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Silva Neto, Sertório de Amorim-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7988211216111222pt_BR
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469230303400786pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3822459650076517pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoGiambattista Vico realizou reflexões acerca de qual método de estudo seria o mais eficaz, para tanto, ele comparou o método dos antigos com o dos modernos. Ao mesmo tempo, o filósofo fez críticas ao método cartesiano por rejeitar a verossimilhança. Vico entendia que a busca pelo racionalismo no âmbito escolar afastaria o indivíduo da sociedade, de modo que isso suscitava um problema de ordem ética. Vico defendeu que por mais importante que seja ensinar o uso da razão, disciplinas como artes, música, oratória entre outras, despertam no indivíduo um senso de comunidade importante para toda sua vida. Vico usa vários exemplos ao logo de sua grande obra Sobre o Método de Estudos do Nosso Tempo para demonstrar o valor de unir tanto o método dos antigos como o dos modernos. Na sua oração inaugural, temos um ressurgir de uma querela entre os antigos e os modernos, similar àquela protagonizada por Charles Perrault e Nicolas Boileau. O resultado dessa nova querela conduziu ao humanismo de Vico, que se apresenta como uma resposta da comparação que ele fez dos dois métodos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration31pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.orcid.putcode148623371-
Aparece en las colecciones:TCC - Filosofia

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