Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39875
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Gonçalves, Pedro Vittor Garcias | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-11T16:45:05Z | - |
dc.date.available | 2023-12-11T16:45:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-05 | - |
dc.identifier.citation | GONÇALVES, Pedro Vittor Garcias. “Não sou só uma, sou várias outras áreas da minha vida”: Considerações sobre Neoliberalismo, Medicalização e Formação em Psicologia no Ensino Superior Privado. 2023. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39875 | - |
dc.description.abstract | This research sought to understand how a Psychology student from a Private Higher Education Institution in the city of Uberlândia understood and/or experienced the phenomenon of Medicalization in her education, considering the contradictions of the neoliberal project of individual and education. Medicalization is a phenomenon that individualizes historical and social issues, which implies the establishment of ideal standards of how to be and live and, consequently, hides human diversity and multi determination. In the current context, the perspective chosen as ideal is constituted by neoliberal thinking, which conceives existence through a business logic. Thus, medicalization is a tool for maintaining the bourgeois moral order and enters the field of Psychology in the production of explanations and interventions for adjustment and/or exclusion. Therefore, training in Psychology, permeated by this neoliberal logic, can reproduce medicalizing perspectives, which occurs in an exacerbated manner in private higher education institutions. This is a case study that was carried out using an online survey form and a semi-structured interview. The analysis of the information was carried out through the meaning cores, in dialogue with Cultural-Historical Psychology. We were able to understand the contradictions present in a schooling marked by neoliberal logic. Furthermore, the most diverse training fields that were covered by the student's training were revealed, which went beyond the classroom. Finally, we analyze how the concept of medicalization is an important instrument in organizing thought and analyzing reality, but it does not only come into existence when we become aware of it. Thus, even though she did not study medicalization, medicalizing and demedicalizing elements appeared in the student's narratives about graduation and life. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Psicologia | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Medicalização | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.title | “Não sou só uma, sou várias outras áreas da minha vida”: Considerações sobre Neoliberalismo, Medicalização e Formação em Psicologia no Ensino Superior Privado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Peretta, Anabela Almeida Costa e Santos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5747815374339453 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Carmen Lúcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6799515322774106 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sartini, Bruno Corrêa | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2072333957830712 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho buscou compreender como uma estudante de Psicologia de uma Instituição Privada de Ensino Superior da cidade de Uberlândia compreendia e/ou vivenciava o fenômeno da Medicalização na sua formação, considerando as contradições do projeto neoliberal de indivíduo e educação. A medicalização é um fenômeno que individualiza questões históricas e sociais, que implica no estabelecimento de padrões ideais de como ser e viver e, consequentemente, escamoteia a diversidade humana e a multideterminação. No contexto atual, a perspectiva eleita como ideal é constituída pelo pensamento neoliberal, que concebe a existência por uma lógica empresarial. Assim, a medicalização é uma ferramenta de manutenção da ordem moral burguesa e adentra o campo da Psicologia na produção de explicações e intervenções de ajustamento e/ou exclusão. Portanto, a formação em Psicologia, atravessada por essa lógica neoliberal, pode reproduzir perspectivas medicalizantes, o que ocorre de maneira exacerbada nas instituições privadas de ensino superior. Trata-se, então, de um estudo de caso que foi realizado a partir de um formulário de pesquisa on-line e de uma entrevista semiestruturada. A análise das informações foi feita através dos núcleos de significação, em diálogo com a Psicologia Histórico Cultural. Pudemos compreender sobre as contradições presentes em uma escolarização marcada pela lógica neoliberal. Além disso, desvelaram-se os mais diversos campos formativos que eram abarcados pela formação da estudante, que iam para além da sala de aula. Por fim, analisamos o quanto o conceito de medicalização é um instrumento importante na organização do pensamento e na análise da realidade, mas não passa a existir apenas quando tomamos consciência dele. Assim, mesmo não tendo estudado sobre medicalização, elementos medicalizantes e desmedicalizantes apareceram nas narrativas da estudante sobre a graduação e a vida. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 75 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 148543676 | - |
Appears in Collections: | TCC - Psicologia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
NãoSouSó.pdf | 703.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License