Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39855
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Schmiele, Débora Amorim Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T19:19:57Z | - |
dc.date.available | 2023-12-08T19:19:57Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-07 | - |
dc.identifier.citation | SCHMIELE, Débora Amorim Ferreira. Algoritmos genéticos aplicados à análise estratégica de jogos de tabuleiro. 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações) - Universidade Federal de Uberlândia, Patos de Minas, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39855 | - |
dc.description.abstract | Genetic Algorithms (GAs) are a technique to obtain approximate solutions that consist of evolution concepts such as: heredity, mutation, natural selection and recombination. Genetic Algorithms have been used in board games such as “Chess” and “Checkers” to find better strategies, including the analysis of the adversary’s behavior. Board games are, besides hobbies, a form of logical and mathematical development. One of the most known board games is Monopoly, played all over the world by people of different ages and profiles. This is mainly a turn-based strategy game, although the state of a player in the short term is highly influenced by dice rolling. This work intends to analyze intelligent agents (using GAs) to identify the best game strategy. A Monopoly simulator with simplified rules was developed to set the actions of the intelligent agents. The implementation demanded some restrictions given that certain game mechanisms demand a higher processing, because the game starts having more states, enhancing its analysis complexity | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.subject | Board games | pt_BR |
dc.subject | Algoritmos genéticos | pt_BR |
dc.subject | Genetic algorithms | pt_BR |
dc.subject | Inteligência artificial | pt_BR |
dc.subject | Artificial intelligence | pt_BR |
dc.subject | Modelagem de jogadores | pt_BR |
dc.subject | Gamer modeling | pt_BR |
dc.subject | Estratégia | pt_BR |
dc.subject | Strategy | pt_BR |
dc.subject | Monopoly | pt_BR |
dc.subject | Banco imobiliário | pt_BR |
dc.subject | Multiplayer games | pt_BR |
dc.subject | Jogos multiplayers | pt_BR |
dc.title | Algoritmos genéticos aplicados à análise estratégica de jogos de tabuleiro | pt_BR |
dc.title.alternative | Genetic algorithms applied to the strategic analysis of board games | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Amaral, Laurence Rodrigues do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6978567037098928 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferreira, Daniel de Oliveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5701213167471881 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bertarini, Pedro Luiz Lima | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6101890440707894 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Algoritmos Genéticos (AGs) são uma técnica de obtenção de soluções aproximadas, que envolve conceitos de evolução como: hereditariedade, mutação, seleção natural e recombinação. Algoritmos genéticos têm sido utilizados em jogos de tabuleiro como “Xadrez” e “Damas” para encontrar melhores estratégias, incluindo a análise do comportamento do adversário. Jogos de tabuleiro são, além de passatempos, uma forma de desenvolvimento lógico-matemático. Um dos jogos mais conhecidos é Monopoly, jogado em todo mundo, por pessoas de diferentes idades e perfis. Esse é um jogo baseado em turnos, em que a estratégia é um fator determinante, embora o estado de um jogador em curto prazo seja altamente influenciado pelo lançamento de dados. Esse trabalho visa a análise de agentes inteligentes (utilizando AGs) para identificar a melhor estratégia de jogo. Um simulador com regras simplificadas de Monopoly foi desenvolvido para ambientar a ação dos agentes inteligentes. A implementação exigiu algumas restrições, dado que certos mecanismos do jogo exigem maior poder de processamento, pois o jogo passa a ter mais estados aumentando a complexidade da análise. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia de Eletrônica e Telecomunicações | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações (Patos de Minas) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AlgoritmosGenéticosAplicados.pdf | TCC | 6.05 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License