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dc.creatorCosta, Thiago Otoni de Oliveira-
dc.date.accessioned2023-12-08T18:47:48Z-
dc.date.available2023-12-08T18:47:48Z-
dc.date.issued2023-11-27-
dc.identifier.citationCOSTA, Thiago Otoni de Oliveira. Efeitos do feedback positivo de comparação temporal na aprendizagem de uma habilidade motora em adultos e adolescentes. 2023. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39853-
dc.description.abstractThe aim of the present study was to verify the effects of positive temporal feedback on acquisition of a motor skill, in adolescents and younger adults. The sample consisted of 68 participants (34 adolescents and younger adults), with a mean age of 22.7 ± 2.16 and 15.5 ± 1.11 years respectively, divided on four groups: positive temporal-comparative feedback in adults (GFA); positive temporal-comparative feedback in adolescents (GFAD) adult’s control group (GCA); and adolescent’s control group (CGAD). The motor skill analyzed in the study was the serial reaction time, which consisted of ten clicks in a computer mouse in the fastest time possible, following the circle that were shown on screen. All participants initially made a baseline phase with 20 attempts and posteriorly 105 attempts in acquisition phase. During this phase, GFA and GFAD participants received positive temporal-comparative inducing improvement in performance throughout practice after every 15 attempts. The GCA and GCAD did not receive any feedback throughout the practice. After 24 hours, a retention test was performed, consisting of 20 attempts, similar to the acquisition phase, but without providing feedback, and a transfer test, also with 20 attempts and without providing feedback, but a new random pattern of circles was shown on screen. The results revealed significant differences in the “Age” factor in the retention and transfer tests, with adult participants showing better performance compared to adolescents (p < 0.05). No effect was found on the “Feedback” factor on performance between groups at any stage of the study. The results concluded that learning a serial reaction time motor task is affected by the age of the learners, but not by the provision of positive temporal comparison feedback.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectFeedback positivopt_BR
dc.subjectAdultospt_BR
dc.subjectAdolescentespt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectPositive feedbackpt_BR
dc.subjectAdultspt_BR
dc.subjectAdolescentspt_BR
dc.titleEfeitos do feedback positivo de comparação temporal na aprendizagem de uma habilidade motora em adultos e adolescentespt_BR
dc.title.alternativeEffects of positive temporal comparison feedback on learning a motor skill in adults and adolescentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.contributor.referee2Crozara, Luciano Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9640739484170033pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4240857105838564pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback positivo de comparação temporal na aquisição de uma habilidade motora, em adolescentes e adultos. A amostra foi constituída de 68 participantes (34 adolescentes e 34 adultos), com idade média de 22,7 ± 2,16 e 15,5 ± 1,11 anos respectivamente, distribuídos em quatro grupos: feedback de comparação temporal positivo em adultos (GFA); feedback de comparação temporal positivo em adolescentes (GFAD); controle adultos (GCA); e controle adolescentes (GCAD). A tarefa motora analisada foi de tempo de reação seriado, em que consistia realizar uma série de 10 cliques no mouse do computador o mais rápido possível, seguindo o aparecimento de círculos na tela. Todos os participantes realizaram inicialmente a fase de baseline com 20 tentativas e, posteriormente, 105 tentativas na fase de aquisição. Nesta fase os participantes do GFA e GFAD receberam feedback de comparação temporal positivo induzindo melhora do seu desempenho ao longo da prática após cada 15 tentativas. O GCA e GCAD não receberam nenhum feedback ao longo da prática. Após 24h, foi realizado o teste de retenção, consistindo em 20 tentativas, similares a fase de aquisição, porém sem fornecimento de feedback, e um teste de transferência, também com 20 tentativas e sem fornecimento de feedback, mas com um novo padrão aleatório de aparição de círculos na tela. Os resultados revelaram diferenças significativas no fator “Idade” nos testes de retenção e transferência, sendo que os participantes adultos apresentaram um melhor desempenho em comparação aos adolescentes (p < 0,05). Não foi verificado efeito no fator “Feedback” no desempenho entre os grupos em nenhuma fase do estudo. Conclui-se que a aprendizagem de uma tarefa motora de tempo de reação seriado é afetada pela idade dos aprendizes, mas não pelo fornecimento de feedbacks positivos de comparação temporal.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.orcid.putcode148374967-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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