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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39834
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Nunes, Julianna Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-08T16:51:31Z | - |
dc.date.available | 2023-12-08T16:51:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.citation | NUNES, Julianna Alves. Trabalhos sobre Síndrome de Down apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2016 a 2021. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39834 | - |
dc.description.abstract | The objective of this study is to reveal what the works on Down Syndrome published at the Brazilian Congress of Special Education (CBEE) say between the years 2016 and 2021. The period was chosen due to the current nature of the work and aims to specifically list the subthemes developed, the objectives and the main results. It is a bibliographical research, in which the CBEE Annals for the years 2016, 2018 and 2021 were consulted, through a prior reading of the title, abstract and keywords to identify the objectives and organize the work by subthemes. Subsequently, we carried out a more systematic reading to explore the material and, based on the subtopics, correlate the objectives with the main results, pointing out their contributions and even the gaps. The main results showed seven subthemes, in descending order: pedagogical/intervention/learning; inclusion; evaluation/testing/mapping; family; identity/representations/perceptions; quality of life. We conclude that the teaching and learning process and school inclusion continue to be a challenge, involving aspects such as family support, procedural evaluation, subjectivity, quality of life and technology. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights | Attribution 3.0 United States | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Produção científica | pt_BR |
dc.subject | Educação especial | pt_BR |
dc.subject | Intellectual disability | pt_BR |
dc.subject | Scientific production | pt_BR |
dc.subject | Special education | pt_BR |
dc.title | Trabalhos sobre Síndrome de Down apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2016 a 2021 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bertoni, Sônia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5227136685437982 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Nicolino, Aline da Silva | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0105114059435356 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Alves, Tiago Soares | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2184552341149078 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | Não possuo. | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo é revelar o que dizem os trabalhos sobre Síndrome de Down publicados no Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), entre os anos de 2016 a 2021. A escolha do período se deu pela atualidade dos trabalhos e visa elencar, especificamente, os subtemas desenvolvidos, os objetivos e os principais resultados. É uma pesquisa do tipo bibliográfica, em que foram consultados os Anais do CBEE dos anos de 2016, 2018 e 2021, por meio de uma leitura prévia do título, resumo e palavras-chave para identificar os objetivos e organizar os trabalhos por subtemas. Posteriormente, fizemos uma leitura mais sistemática para explorar o material e a partir dos subtemas correlacionar os objetivos com os principais resultados, apontando suas contribuições e até mesmo as lacunas. Os principais resultados mostraram sete subtemas, sendo em ordem decrescente: pedagógica/intervenção/aprendizagem; inclusão; avaliação/teste/mapeamento; família; identidade/representações/percepções; qualidade de vida. Concluímos que o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão escolar continuam sendo um desafio, envolvendo aspectos como suporte familiar, avaliação processual, subjetividade, qualidade de vida e tecnologia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 60 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 148374966 | - |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
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