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dc.creatorNunes, Julianna Alves-
dc.date.accessioned2023-12-08T16:51:31Z-
dc.date.available2023-12-08T16:51:31Z-
dc.date.issued2023-11-24-
dc.identifier.citationNUNES, Julianna Alves. Trabalhos sobre Síndrome de Down apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2016 a 2021. 2023. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39834-
dc.description.abstractThe objective of this study is to reveal what the works on Down Syndrome published at the Brazilian Congress of Special Education (CBEE) say between the years 2016 and 2021. The period was chosen due to the current nature of the work and aims to specifically list the subthemes developed, the objectives and the main results. It is a bibliographical research, in which the CBEE Annals for the years 2016, 2018 and 2021 were consulted, through a prior reading of the title, abstract and keywords to identify the objectives and organize the work by subthemes. Subsequently, we carried out a more systematic reading to explore the material and, based on the subtopics, correlate the objectives with the main results, pointing out their contributions and even the gaps. The main results showed seven subthemes, in descending order: pedagogical/intervention/learning; inclusion; evaluation/testing/mapping; family; identity/representations/perceptions; quality of life. We conclude that the teaching and learning process and school inclusion continue to be a challenge, involving aspects such as family support, procedural evaluation, subjectivity, quality of life and technology.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rightsAttribution 3.0 United States*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectDeficiência intelectualpt_BR
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectIntellectual disabilitypt_BR
dc.subjectScientific productionpt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.titleTrabalhos sobre Síndrome de Down apresentados no Congresso Brasileiro de Educação Especial de 2016 a 2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Sônia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5227136685437982pt_BR
dc.contributor.referee1Nicolino, Aline da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0105114059435356pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Tiago Soares-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2184552341149078pt_BR
dc.creator.LattesNão possuo.pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo é revelar o que dizem os trabalhos sobre Síndrome de Down publicados no Congresso Brasileiro de Educação Especial (CBEE), entre os anos de 2016 a 2021. A escolha do período se deu pela atualidade dos trabalhos e visa elencar, especificamente, os subtemas desenvolvidos, os objetivos e os principais resultados. É uma pesquisa do tipo bibliográfica, em que foram consultados os Anais do CBEE dos anos de 2016, 2018 e 2021, por meio de uma leitura prévia do título, resumo e palavras-chave para identificar os objetivos e organizar os trabalhos por subtemas. Posteriormente, fizemos uma leitura mais sistemática para explorar o material e a partir dos subtemas correlacionar os objetivos com os principais resultados, apontando suas contribuições e até mesmo as lacunas. Os principais resultados mostraram sete subtemas, sendo em ordem decrescente: pedagógica/intervenção/aprendizagem; inclusão; avaliação/teste/mapeamento; família; identidade/representações/percepções; qualidade de vida. Concluímos que o processo de ensino e aprendizagem e a inclusão escolar continuam sendo um desafio, envolvendo aspectos como suporte familiar, avaliação processual, subjetividade, qualidade de vida e tecnologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.orcid.putcode148374966-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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