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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCerqueira, Kátia Regina de-
dc.date.accessioned2023-12-08T13:07:54Z-
dc.date.available2023-12-08T13:07:54Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.citationCERQUEIRA, Kátia Regina de Araújo. A metáfora da dominação: um olhar sobre as práticas de empresas da indústria do tabaco frente à proibição da venda de cigarros eletrônicos no Brasil. 2023. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39802-
dc.description.abstractThis research examines the practices of tobacco industry companies in response to the ban on the sale of electronic cigarettes in Brazil, alongside the perspectives of two stakeholder groups opposed to the legalisation of electronic cigarettes: experts from regulatory bodies and the medical field, and former users. The research problem revolves around how the metaphor of domination applies to studying the practices of tobacco industry companies in the face of the ban on the sale of electronic cigarettes. The theoretical framework is based on the domination metaphor developed by Gareth Morgan. The research employs a qualitative approach and documentary research on electronic media materials from tobacco sector company websites, regulatory bodies, and news portals. The method of thematic content analysis was used for data collection and analysis. Through the documentary research technique, news articles were gathered concerning three stakeholders or interest groups related to electronic cigarettes in Brazil: (1) company communication practices advocating for legalisation and supporting the production and trade of electronic cigarettes, (2) voices of experts opposing legalisation - regulatory bodies and medicais experts, (3) voices of former users warning against the use of electronic cigarettes. The results identify and analyse the positions of the three researched stakeholder groups. The analysis demonstrates that companies in the sector employ communication strategies that portray their product as not harmful to health. This communication targets the youth in developing countries, where companies aim to establish their dominance in the electronic cigarette market, considering the decline in traditional cigarette sales, primarily due to educational campaigns and restrictive legislation on traditional cigarette production and trade. The counterpoints to the corporate discourse come from experts in regulatory bodies and the medical field, as well as from former users who discuss problems related to electronic cigarette consumption. This research contributes to studies aiming to apply the metaphor of domination across different industries. Keywords: Domination metaphor. Power games. Stakeholders. Corporate communication.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectMetáfora da dominaçãopt_BR
dc.subjectJogos do Poderpt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectComunicação Empresarialpt_BR
dc.subjectDomination metaphorpt_BR
dc.subjectPower gamespt_BR
dc.subjectStakeholderspt_BR
dc.subjectCorporate communicationpt_BR
dc.titleA metáfora da dominação: um olhar sobre as práticas de empresas da indústria do tabaco frente à proibição da venda de cigarros eletrônicos no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeThe metaphor of domination: a look at the practices of companies in the tobacco industry in the face of the ban on the sale of electronic cigarettes in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jacquelaine Florindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9278983994605890pt_BR
dc.contributor.referee1Domingues, Carlos Roberto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672727057809200pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Isabela Ladeia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5064976521820676pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3847089454150206pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as práticas de empresas da indústria do tabaco frente à proibição da venda de cigarros eletrônicos no Brasil e as vozes de dois grupos de stakeholders contrários à legalização do cigarro eletrônico: especialistas de órgãos reguladores e da área médica e antigos usuários. O problema de pesquisa é como a metáfora da dominação aplica-se ao estudo das práticas de empresas da indústria do tabaco frente à proibição da venda de cigarros eletrônicos? A fundamentação teórica tem como base a métadora da dominação desenvolvida por Gareth Morgan. Nos procedimentos de pesquisa, adota-se a abordagem qualitativa e a pesquisa documental em mídia eletrônica de material em websites de empresas do setor de tabaco, de órgãos reguladores e em portais de notícias. O método de análise de conteúdo temática foi utilizado para a coleta e a análise dos dados. A partir da técnica de pesquisa documental foram coletadas notícias que tratam de três stakeholders ou grupos de interesse relacionados aos cigarros eletrônicos no Brasil: (1) as práticas de comunicação das empresas: que buscam a legalização e defendem a produção e o comércio do cigarro eletrônico, (2) vozes de especialistas contrários à legalização: órgãos reguladores e especialistas da área médica, (3) vozes de ex usuários que alertam contra o uso do cigarro eletrônico. Os resultados identificam e analisam o que dizem os três grupos de stakeholders pesquisados. A análise mostra que as empresas do setor utilizam estratégias de comunicação que apresentam o seu produto como não prejudicial à saúde. Tal comunicação tem como público-alvo os jovens de países em desenvolvimento. É com este público que as empresas buscam estabelecer a sua dominação no mercado de cigarros eletrônicos, considerando a queda da venda de cigarros tradicionais, sobretudo devido às campanhas educativas e legislação restritiva à produção e comércio do cigarro tradicional. As vozes que se contrapõem ao discurso empresarial vêm dos especialistas de órgãos reguladores e da área médica e também de antigos usuários que falam dos problemas relacionados ao consumo do cigarro eletrônico. Esta pesquisa contribui com os estudos que buscam aplicar a metáfora da dominação em diferentes indústrias. Palavras-chave: Metáfora da dominação. Jogos de poder. Stakeholders. Comunicação empresarial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration77pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Administração

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