Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39780
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPessoa, Juliana Paiva-
dc.date.accessioned2023-12-07T18:45:21Z-
dc.date.available2023-12-07T18:45:21Z-
dc.date.issued2023-12-01-
dc.identifier.citationPESSOA, Juliana Paiva. Produção do material didático “Mulheres Artistas Através do Tempo: histórias de Regina Graz, Rosângela Rennó e Maria Auxiliadora da Silva”. 2023. 125 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39780-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectArtes visuaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMulheres artistaspt_BR
dc.subjectEnsino de jovens e adultospt_BR
dc.titleProdução do material didático “Mulheres Artistas Através do Tempo: histórias de Regina Graz, Rosângela Rennó e Maria Auxiliadora da Silva”pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Clarissa Monteiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819729569748981pt_BR
dc.contributor.referee1Ferreira, Jorgetânia da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7521221775825323pt_BR
dc.contributor.referee2MIYOSHI, Simone C. S-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5380929287559729pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/3792755022202653pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO texto descreve o propósito do livro didático "Mulheres artistas através do tempo: histórias Regina Graz, Rosângela Rennó e Maria Auxiliadora da Silva", destinado ao 9º ano do ensino de jovens e adultos. O material busca abordar simultaneamente a trajetória de mulheres artistas e eventos históricos no Brasil relacionados às suas vivências, promovendo uma integração entre o ensino de história, arte e estudos de gênero. O texto propõe uma reflexão crítica sobre a representação das mulheres artistas na história da arte, destacando a invisibilidade e o apagamento sistemático de suas contribuições. A discussão se estende à representação doméstica na arte e como ela é desvalorizada quando associada ao feminino. Ressaltando a importância de atender às diretrizes educacionais estabelecidas para a formação de um material didático direcionado a mulheres no ensino de jovens adultos, mobiliza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tais como outras diretrizes de Ensino de Jovens e Adultos. Destaca-se também a importância da imagem como fonte historiográfica e instrumento de ensino e a compreensão da intencionalidade nas representações visuais para uma análise crítica e contextualizada das fontes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseHistóriapt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Appears in Collections:TCC - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC, Juliana Paiva Pessoa.pdf58.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons