Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39776
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Pedro Henrique Araújo e | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-07T18:28:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-07T18:28:56Z | - |
dc.date.issued | 2023-12-27 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Pedro Henrique. Oficina de Pilhas e Baterias de corrosão construídas com materiais do cotidiano para estudantes do ensino básico como uma alternativa para o ensino utilizando a experimentação. 2023. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39776 | - |
dc.description.abstract | A workshop on corrosion in batteries and batteries, using everyday materials, was designed to address both theoretical and practical aspects related to our daily lives. Chemistry education is enhanced through lessons that involve experiments and theory, employing a methodology where the student takes on an active role. The methodology employed in the workshop application was successful in capturing students' attention, evidenced by their active participation and a high level of correct responses — specifically, twenty correct answers out of a group of twenty-two, representing 91%, in the applied questionnaire. This positive outcome was supported by qualitative feedback from both students and the supervising teacher, indicating agreement that more classes could be developed with additional time for more effective teaching. Moreover, the results showed a trend among students to, when they can't use research mechanisms, utilize previously acquired knowledge to justify the presented questions, as opposed to relying on the new information introduced during the workshop. It was concluded that the workshop had a positive outcome, generating interest from both the supervising teacher and students in repeating this initiative. Most importantly, it contributed to the learning experience for the students who participated in the workshop. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Pilhas e baterias de corrosão | pt_BR |
dc.subject | Corrosion batteries | pt_BR |
dc.subject | Pilhas e baterias com materiais do cotidiano | pt_BR |
dc.subject | Alternative batteries | pt_BR |
dc.subject | Ensino de química | pt_BR |
dc.subject | Chemistry education | pt_BR |
dc.title | Oficina de Pilhas e Baterias de corrosão construídas com materiais do cotidiano para estudantes do ensino básico como uma alternativa para o ensino utilizando a experimentação | pt_BR |
dc.title.alternative | Workshop of corrosion cells and batteries constructed with everyday materials for elementary school students as an alternative approach to teaching using experimentation | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Elaine, Kikuti | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6302276979665787 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marques, Deividi Marcio | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3827393881546997 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ênio Da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7822627534299774 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Brito, Gilberto Augusto de Oliveira | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8769820118747855 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | https://lattes.cnpq.br/8255223699471461 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma oficina de pilhas e baterias de corrosão com materiais do cotidiano foi elaborada para abordar a parte teórica mas principalmente a prática correlacionada com o nosso cotidiano. O ensino de química é intensificado utilizando aulas que envolvem experimentos e a teoria utilizando uma metodologia onde o estudante é o protagonista. A metodologia utilizada na proposta da aplicação da oficina teve sucesso em cativar a atenção dos estudantes gerando uma participação ativa dos mesmos, corroborando pela a quantidade de respostas certas das questões escritas aplicadas em sala de aula, vinte respostas certas dentre um grupo de vinte e dois ou seja 91%, no formulário online. Este resultado foi positivo e o mesmo formulário mostrou como resultado qualitativo que tanto os estudantes quanto o professor regente responsável pela turma concordaram que uma quantidade maior de aulas poderia ser elaborada com um maior tempo de discussão para que o ensino seja mais efetivo. Além disso, a partir dos resultados obtidos demonstrou-se uma tendência dos estudantes, quando estes não têm acesso a mecanismos de pesquisa, de utilizarem conhecimentos já adquiridos para justificar as questões apresentadas ao invés dos novos apresentados pela oficina. Concluiu-se que a oficina teve resultado positivo gerando interesse por parte do professor regente e discentes das escolas em realizar mais vezes esta ação e principalmente gerando aprendizado aos discentes participantes da oficina. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Química Industrial | pt_BR |
dc.sizeorduration | 62 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA::FISICO-QUIMICA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Química Industrial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OficinaPilhasBaterias.pdf Until 2025-12-27 | TCC | 23.28 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
This item is licensed under a Creative Commons License