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dc.creatorSantos, Daniel Augusto Oliveira dos-
dc.date.accessioned2023-12-07T13:00:58Z-
dc.date.available2023-12-07T13:00:58Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniel Augusto Oliveira dos. Efeitos de diferentes focos de atenção no desempenho de um teste de agilidade em adolescentes. 2023. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39751-
dc.description.abstractThe aim of the study was to investigate the effects of directing attention on the performance of an agility test in adolescents. In addition, we sought to measure the participants' adoption of the prescribed instructions on the focus of attention. The sample consisted of 19 participants (9 boys and 10 girls), of both sexes, with a mean age of 14.04 ± .06 years, who performed an "L" agility test in three diferente conditions: external focus, internal focus and no determined focus. Each of the participants practiced each experimental condition five times on diferente days and had their movement times recorded. After each trial, all participants answered a questionnaire regarding the focus of attention used. An inferential analysis was carried out using the one-factor analysis of variance test to check for possible differences in the focus of attention instructions and a descriptive analysis for the focus use questionnaires. The results showed no differences in agility test performance between the diferente focus of attention conditions (p = .380). On the other hand, it was found that the majority of participants focused their attention externally (63.3%), internally (57.7%) and without a specific focus (74.4%). The results allow us to conclude that directing attention did not influence the performance of an agility test in adolescents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento motorpt_BR
dc.subjectMotor Behavior;; ;pt_BR
dc.subjectFoco internopt_BR
dc.subjectInternal focuspt_BR
dc.subjectFoco externopt_BR
dc.subjectExternal focuspt_BR
dc.subjectSprintpt_BR
dc.subjectSprintpt_BR
dc.titleEfeitos de diferentes focos de atenção no desempenho de um teste de agilidade em adolescentespt_BR
dc.title.alternativeEffects of different focuses of attention on the performance of an agility test in adolescentspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, João Elias Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813905133203137pt_BR
dc.contributor.referee2Mariano, Igor Moraes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7014877207971752pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do estudo foi investigar os efeitos do direcionamento de atenção no desempenho de um teste de agilidade em adolescentes. Adicionalmente, buscou-se mensurar a adoção das instruções prescritas sobre o foco de atenção pelos participantes. A amostra, constituída de 19 participantes (9 meninos e 10 meninas) com idade média de 14,04 ±0,06 anos, realizou um teste de agilidade em “L” em três condições diferentes: foco externo, foco interno e sem foco determinado. Cada um dos participantes realizou cinco tentativas de prática de cada condição experimental em dias distintos e tiveram seus tempos de movimento registrados. Após cada tentativa, todos os participantes responderam a um questionário em relação ao foco de atenção utilizado. Foi realizada uma análise inferencial, a partir do teste de Análise de Variância de um fator, para verificar possíveis diferenças no desempenho a partir das instruções de foco de atenção e também uma análise descritiva do foco da atenção utilizado. Os resultados não revelaram diferenças no desempenho do teste de agilidade a partir das diferentes condições de foco de atenção (p = 0,380). Por sua vez, foi encontrado que os participantes focaram externamente, em sua maioria, nas condições de foco externo (63,3%), foco interno (57,7%) e sem foco determinado (74,4%). Os resultados permitem concluir o que direcionamento de atenção não influenciou o desempenho de um teste de agilidade em adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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