Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39707
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFernandes, Lucas Monteiro-
dc.date.accessioned2023-12-06T15:36:14Z-
dc.date.available2023-12-06T15:36:14Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationFERNANDES, Lucas Monteiro. A influência do critério de sucesso de desempenho na aprendizagem do arremesso lateral do futebol. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39707-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectPhysical Educationpt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectEsportept_BR
dc.subjectSportpt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.subjectAutoeficáciapt_BR
dc.subjectSelf-efficacypt_BR
dc.titleA influência do critério de sucesso de desempenho na aprendizagem do arremesso lateral do futebolpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Gabriela Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1122795180034348pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Sérgio Inácio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562169347266284pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/4487002896253846pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos do fornecimento de critérios de sucesso de desempenho na aprendizagem do arremesso lateral do futebol. A amostra foi constituída de 40 adultos de ambos os sexos, distribuídos em um grupo de critério de sucesso fácil (GF) e outro de critério de sucesso difícil (GD). Todos os participantes realizaram 5 tentativas de pré-teste, seguidas de 30 tentativas na fase de aquisição divididas em 6 blocos de 5 arremessos com o alvo posicionado a 75% da força máxima do participante. Antes do início desta fase, os participantes do grupo GF foram instruídos que seria considerado um bom desempenho na prática se conseguissem acertar os arremessos na segunda borda do alvo (2 pontos), seja na parte anterior ou posterior ao centro. Por outro lado, os participantes do grupo GD foram instruídos que seria considerado um bom desempenho na prática se conseguissem acertar os arremessos no centro do alvo (5 pontos). Após 24 horas, todos participantes realizaram o teste de retenção, com a prática similar a fase de aquisição, e o teste de transferência, com o alvo posicionado a 50% da força máxima do participante, constando de dez arremessos cada. Questionários de autoeficácia foram aplicados em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença entre os grupos no desempenho e autoeficácia em nenhuma fase do estudo. Conclui-se que o fornecimento de critérios de sucesso de desempenho fáceis e difíceis não afetaram a aprendizagem do arremesso lateral do futebol.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InfluênciaCritérioSucesso.pdf644.76 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.