Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39701
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Leonardo Vieira de Carvalho-
dc.date.accessioned2023-12-06T15:26:58Z-
dc.date.available2023-12-06T15:26:58Z-
dc.date.issued2023-11-28-
dc.identifier.citationSILVA, Leonardo Vieira de Carvalho. O presente e o futuro das práticas do teletrabalho nas empresas: o que diz a literatura popular de negócios. 2023. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39701-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeletrabalhopt_BR
dc.subjectLiteratura Pop-Managementpt_BR
dc.subjectHome officept_BR
dc.subjectTrabalho remotopt_BR
dc.titleO presente e o futuro das práticas do teletrabalho nas empresas: o que diz a literatura popular de negóciospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Jacquelaine Florindo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9278983994605890pt_BR
dc.contributor.referee1Bueno, Janaína Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9091229487265299pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Juliana Amaral-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7101739992500447pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é apresentar um cenário do teletrabalho nas empresas, a partir de publicações da literatura pop-management. Como problema de pesquisa, investiga-se: quais são as tendências do teletrabalho nas empresas a partir da literatura pop-management? Para a fundamentação teórica da pesquisa utiliza-se o(s) conceito(s) de teletrabalho, conforme estudos científicos de administração. Nos procedimentos metodológicos, adota-se a abordagem qualitativa e o método de análise de conteúdo temática. A coleta de dados foi realizada utilizando os procedimentos da pesquisa documental, nos websites de revistas especializadas em negócios e carreira: Exame, Época Negócios e VC S/A. Na análise das reportagens foram identificadas as tendências do teletrabalho nas empresas, por meio de uma construção de linha do tempo. Os resultados evidenciam que as expectativas sobre o teletrabalho mudaram no decorrer dos anos e possibilitam compreender como o teletrabalho passou a fazer parte do cotidiano de empresas brasileiras. As principais tendências identificadas na pesquisa são: uso do teletrabalho como alternativa pelas organizações para se manterem lucrativas e produtivas no período de pandemia e isolamento social; uso do teletrabalho pelas organizações como um benefício, ou fator atrativo para manter ou conquistar empregados no momento em que a pandemia começou a ser estabilizada; evolução do teletrabalho para o trabalho híbrido a partir de 2022; interesse pelo entendimento das motivações que podem levar ao declínio do uso de teletrabalho, a partir de 2023. Esta pesquisa contribui com os estudos sobre as práticas de teletrabalho nas empresas ao longo do tempo, com o entendimento das formas de abordagem do tema na literatura pop-management e com o levantamento das tendências de uso dessa modalidade pelas organizações.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration54pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode148239532-
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PresenteFuturoPráticas .pdf1.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.