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dc.creatorMelo, Gabriel Dantas-
dc.date.accessioned2023-12-06T13:42:15Z-
dc.date.available2023-12-06T13:42:15Z-
dc.date.issued2023-11-29-
dc.identifier.citationMELO, Gabriel Dantas. Efeitos dos critérios de sucesso de desempenho na ansiedade e aprendizagem motora. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39690-
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the effects of performance success criteria on anxiety and motor learning. Forty young adults of both sexes took part in the study, divided into a group with easy success criteria (GF) and a group with difficult success criteria (GD). The motor task analyzed was the soccer side throw. All participants performed 5 pre-test trials, followed by 30 trials in the acquisition phase divided into 6 blocks of 5 throws with the target positioned at 75% of the participant's maximum force. Before the start of this phase, the participants in the GF group were instructed that it would be considered a good performance in practice if they managed to hit their shots on the second edge of the target (2 points), either in front of or behind the center. On the other hand, participants in the GD group were instructed that it would be considered a good practice performance if they managed to hit their shots in the center of the target (5 points). After 24 hours, all participants performed the retention test, with practice similar to the acquisition phase, and the transfer test, with the target positioned at 50% of the participant's maximum force, consisting of ten throws each. Anxiety and intrinsic motivation questionnaires were administered at different times during the study. The results showed no difference in throwing accuracy, anxiety and intrinsic motivation at any stage of the study. It is concluded that different conditions affecting the experience of success do not result in differences in anxiety, intrinsic motivation and the acquisition of the soccer throwpt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento motorpt_BR
dc.subjectCritério de sucessopt_BR
dc.subjectMotivação intrínsecapt_BR
dc.subjectAnsiedadept_BR
dc.titleEfeitos dos critérios de sucesso de desempenho na ansiedade e aprendizagem motorapt_BR
dc.title.alternativeEffects of performance success criteria on anxiety and motor learningpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Nunes, João Elias Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3813905133203137pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Eduardo Henrique Rosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1957417757120855pt_BR
dc.creator.Latteshttps://lattes.cnpq.br/9418093802096157pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos dos critérios de sucesso de desempenho na ansiedade e aprendizagem motora. Participaram do estudo 40 jovens adultos de ambos os sexos, distribuídos em um grupo de critério fácil de sucesso (GF) e um grupo de critério difícil de sucesso (GD). A tarefa motora analisada foi o arremesso lateral do futebol. Todos os participantes realizaram 5 tentativas de pré-teste, seguidas de 30 tentativas na fase de aquisição divididas em 6 blocos de 5 arremessos com o alvo posicionado a 75% da força máxima do participante. Antes do início desta fase, os participantes do grupo GF foram instruídos que seria considerado um bom desempenho na prática se conseguissem acertar os arremessos na segunda borda do alvo (2 pontos), seja na parte anterior ou posterior ao centro. Por outro lado, os participantes do grupo GD foram instruídos que seria considerado um bom desempenho na prática se conseguissem acertar os arremessos no centro do alvo (5 pontos). Após 24 horas, todos participantes realizaram o teste de retenção, com a prática similar a fase de aquisição, e o teste de transferência, com o alvo posicionado a 50% da força máxima do participante, constando de dez arremessos cada. Questionários de ansiedade e motivação intrínseca foram aplicados em diferentes momentos do estudo. Os resultados não revelaram diferença na precisão dos arremessos, ansiedade e motivação intrínseca em nenhuma fase do estudo. Conclui-se que diferentes condições que afetem a experiência de sucesso a partir de critérios de desempenho não resultam em diferenças na ansiedade, motivação intrínseca e aquisição do arremesso lateral do futebol.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration35pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.embargo.termsTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.orcid.putcode148239182-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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