Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39611
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Eduardo Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-12-04T13:06:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-04T13:06:09Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-23 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Eduardo Rodrigues. Esporte universitário: análise dos fatores motivacionais dos atletas da equipe de Rugby da UFU. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39611 | - |
dc.description.abstract | This study aimed to identify the motivational factors that lead students of Universidade Federal de Uberlândia (UFU) to engage in the university's Men's Rugby training team and make comparison with similar studies of other sports, components of the project Equipes UFU de Treinamento. For data collection there were used the Participation Motivation Questionnaire (PMQ) adapted along with discursive questions about adherence, permanence and challenges encountered in the practice of the sport. The research was attended by 9 male athletes engaged in the UFU Rugby team, aged between 20 and 27 years. The results showed that the predominant motivational factors are Emotion, physical fitness and group activity. On the other hand, the greatest difficulty encountered by athletes are issues related to the reconciliation of training schedules and other activities linked to graduation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/ | * |
dc.subject | Esporte universitário | pt_BR |
dc.subject | Universit sport | pt_BR |
dc.subject | Deporte universitário | pt_BR |
dc.subject | Rugby | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Motivación | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.title | Esporte universitário: análise dos fatores motivacionais dos atletas da equipe de Rugby da UFU | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Sérgio Inácio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | 9562169347266284 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Tavares, Giselle Helena | - |
dc.contributor.referee1Lattes | 7402979249353952 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ribeiro, Gabriela Machado | - |
dc.contributor.referee2Lattes | 1122795180034348 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo identificar os fatores motivacionais que levam estudantes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) a participarem da equipe de treinamento de Rugby Masculina da universidade e realizar comparação com estudos similares de outras modalidades esportivas, componentes do Projeto Equipes UFU de Treinamento. Para a coleta de dados foi utilizado o Participation Motivation Questionnaire (PMQ) adaptado e questões discursivas sobre adesão, permanência e desafios encontrados na prática da modalidade. A pesquisa contou com a participação de 9 atletas do sexo masculino participantes da equipe de Rugby da UFU, com idades entre 20 e 27 anos. Os resultados mostraram que os fatores motivacionais predominantes são Emoção, Aptidão Física e Atividade de grupo. Por outro lado, a maior dificuldade encontrada pelos atletas são questões relacionadas à conciliação entre horários dos treinos e as demais atividades vinculadas à graduação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.embargo.terms | Auxiliar em pesquisas semelhantes | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EsporteUniversitárioAnálise.pdf | 602.01 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License