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dc.creatorSilva, Bruna Flávia da-
dc.date.accessioned2023-11-29T17:11:46Z-
dc.date.available2023-11-29T17:11:46Z-
dc.date.issued2023-10-16-
dc.identifier.citationSILVA, Bruna Flávia da. Análise das Startups do setor do agronegócio voltadas a questões ambientais. 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39559-
dc.description.abstractThis research has the objective of analize the main technical features of the brazilian startups of the agrobusiness sector, focused on environmental issues, as well as the knowlege and behaviour of it’s managers, how aligned and motivated they are with the Environmental, Social and Governance (ESG) practices. As for it’s methodology of approach for data collection, this research is classified as qualitative. As for it’s objective, as descriptive, using questionnaire, interview and document analysis as instruments for data collect. Considering a number of 1,703 Brazilian agribusiness startups, a total sample of 102 startups were selected among them, for the research. However, after the exclusions, the final sample consists of 85 startups, which were researched from July to August of 2023. The main results were the disclosure of the managers’ profile about their’s level of academic degree. It was observed that 59% of statups are considered young, being founded in the last 15 years. 59% of them are concentrated in the Brazil’s Southeast Region, with 41% in São Paulo State. 33% of the interviewed believe that ESG helps in business transparency in the eyes of the market, 33% claim to invest on topic due to sustainability concerns, while another 33% invest in ESG in an attempt to attract investors. The study contributed academically about the knowledge and behavior of managers and motivation of ESG in the development of their business. It also contributed for the startups in the agribusiness sector, expanding the knowledge and perception of its managers on the subject. With this, it is concluded that despite the ESG theme having no influence on the founding of 50% of the startups analyzed, They all paid attention to the issue at some point in their development, motivated by trust and expectations of future returns by its managers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectStartup do agronegóciopt_BR
dc.subjectESG ambientalpt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectAgtechpt_BR
dc.subjectAgribusiness startuppt_BR
dc.subjectEnvironmental ESGpt_BR
dc.subjectStartupspt_BR
dc.subjectAgtechpt_BR
dc.titleAnálise das Startups do setor do agronegócio voltadas a questões ambientaispt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of Startups in the agribusiness sector focused on environmental issuespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Jones, Graciela Dias Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7915502007132569pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar as principais características das startups brasileiras do setor do agronegócio, focadas nas questões ambientais, bem como o conhecimento e comportamento dos seus gestores, e quão alinhados e motivados eles estão com as práticas de ESG. Quanto à sua metodologia de abordagem da questão norteadora, a pesquisa é classificada como qualitativa. Em relação ao seu objetivo, classifica-se como descritiva, utilizando questionário, entrevista e coleta documental como instrumentos para coleta de dados. Considerando-se uma população de 1.703 startups brasileiras do agronegócio, para a pesquisa, foram selecionadas dentre elas uma amostra total de 102 startups. Contudo, após as exclusões a amostra final compõe-se de 85 startups, que foram pesquisadas no período de julho a agosto de 2023. Os principais resultados foram a evidenciação do perfil dos gestores em relação ao seu nível de formação acadêmica. Observou-se que 59% das startups são consideradas jovens, sendo fundadas nos últimos 15 anos. 59% delas estão concentradas no Sudeste, sendo 41% no Estado de São Paulo. 33% dos entrevistados acreditam que o ESG auxilia na transparência dos negócios junto ao mercado, 33% afirmam investir no tema devido a preocupações com a sustentabilidade, enquanto outros 33% investem em fatores ambientalmente corretos na busca de atrair investidores. O estudo contribuiu academicamente acerca do conhecimento e comportamento dos gestores e a motivação do ESG no desenvolvimento de seu negócio. Contribuiu também para as startups do agronegócio, ampliando o conhecimento e percepção de seus gestores sobre a temática. Com isso, conclui-se que apesar do tema ESG não ter influência na fundação de 50% das startups analisadas, todas elas se atentaram à temática em algum momento de seu desenvolvimento, motivadas pela confiança e pela expectativa de retorno futuro por parte de seus gestores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration47pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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