Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39496
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Julia Alvarenga | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-24T16:54:29Z | - |
dc.date.available | 2023-11-24T16:54:29Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-28 | - |
dc.identifier.citation | MARQUES, Julia Alvarenga. Fluxos desinformativos no Twitter: disputas narrativas e performáticas em torno da vacina de Covid-19. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39496 | - |
dc.description.abstract | The present work seeks to understand the disinformation flows present on Twitter regarding the alleged existence of microchips in covid-19 vaccines. For this research, credibility in communication processes surrounding the audioverbalvisual flows in digital environments is discussed from the perspective of narrative and performance, with a focus on the context of disinformation on Twitter. In the analysis, the concepts are articulated through the performance of network users in collecting tweets on the topic under study, with the aim of qualitatively exploring the flows found in the digital environment. The work navigated through the tangles of images, sounds, and texts that we consume on social media as ever-transient audioverbalvisual narratives. In contrast to modern western journalism, where journalistic objectivity is advocated as essential to the duty of informing society in a straightforward manner, we recognize the subjectivity of journalistic practice, as well as the fluidity and relational nature of the concept of truth, elements that are part of credibility construction. We consider the digital realm as a communicative environment without a beginning or an end, as it represents a constitutive element of human interactions and experiences. Through investigation, it is possible to understand that disinformation consists of contents that mimics journalism, but this is only one of the strategies found in the research, which is accompanied by flows that contribute to disinformation through network-established relationships, influenced by a plurality of issues such as politics, religion, and even through the use of irony. Therefore, disinformation flows are part of communication processes and are interpreted within their culturally, temporally, and historically established relationships. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Desinformação | pt_BR |
dc.subject | Credibilidade | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Performance | pt_BR |
dc.subject | Covid-19 | pt_BR |
dc.title | Fluxos desinformativos no Twitter: disputas narrativas e performáticas em torno da vacina de Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Tassis, Nicoli | - |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6286369974183677 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Manna, Nuno | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5944925833383680 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jácome, Phellipy | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4597799981031262 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Campo, Mônica | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5967541864956894 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho busca compreender os fluxos desinformativos presentes no Twitter sobre a suposta existência de chips nas vacinas contra covid-19. Para esta pesquisa, discute-se, a partir da perspectiva da narrativa e da performance, a credibilidade nos processos comunicacionais em torno dos fluxos audioverbovisuais existentes em ambiências digitais, com enfoque no contexto de desinformação no Twitter. Na análise, os conceitos são articulados por meio da performance do usuário da rede na coleta de tuítes sobre o tópico estudado, com o objetivo de explorar qualitativamente os fluxos encontrados no ambiente digital. O trabalho navegou nos emaranhados de imagens, sons e textos que consumimos nas redes sociais enquanto tramas audioverbovisuais em trânsito permanente. Em oposição ao jornalismo moderno e ocidental, em que a objetividade jornalística é defendida como essencial para o dever de informar a sociedade de maneira nua e crua, reconhecemos a subjetividade do fazer jornalístico, bem como a fluidez e relacionalidade do conceito de verdade, elementos que fazem parte da construção da credibilidade. Consideramos o digital como um entorno comunicativo sem início ou fim, pois representa um elemento constitutivo das interações e vivências humanas. Por meio da investigação, é possível compreender que a desinformação é composta por conteúdos que mimetizam o jornalismo, mas essa é apenas uma das estratégias encontradas na pesquisa, que está ao lado de fluxos que contribuem para a desinformação a partir de relações estabelecidas na rede, por uma pluralidade de questões como políticas, religiosas e até mesmo através da ironização da temática. Portanto, os fluxos desinformativos compõem os processos comunicacionais e são interpretados em suas relações cultural, temporal e historicamente estabelecidas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Jornalismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Jornalismo |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FluxosDesinformativosTwitter.pdf | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.