Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39484
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Natalia Pereira-
dc.date.accessioned2023-11-23T14:48:28Z-
dc.date.available2023-11-23T14:48:28Z-
dc.date.issued2023-11-13-
dc.identifier.citationCARVALHO, Natalia Pereira. O relacionamento entre compradores e fornecedores: estudo de caso de uma indústria multinacional brasileira do segmento médico-odontológico. 2023. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39484-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectComakershippt_BR
dc.subjectCadeia de Suprimentospt_BR
dc.subjectMédico-odontológicopt_BR
dc.titleO relacionamento entre compradores e fornecedores: estudo de caso de uma indústria multinacional brasileira do segmento médico-odontológicopt_BR
dc.title.alternativeThe Relationship between Buyers and Suppliers: Case study of a Brazilian Multinational Industry in the Medical-Dental segmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Miriam Tiemi Takimura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8825486223119687pt_BR
dc.contributor.referee1Cunha, Valeriana-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7777290788864275pt_BR
dc.contributor.referee2Rosa, Arthur Antonio Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5368256568718222pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca analisar as interações entre fornecedores e compradores de uma multinacional brasileira do segmento médico odontológico afim de categorizar estas transações que ocorrem no cotidiano da organização. Dado o contexto global atual, é notório que as indústrias realizam massivos investimentos em P&D, entretanto, é necessário utilizar outros prismas para alcançar a vantagem competitiva sustentável. Sendo assim, o relacionamento entre fornecedores e compradores considerado do tipo comakership (MARINI, 2003), apresenta-se com uma forma adicional para a diferenciação da organização em um mercado maduro e com grandes barreiras para novas entrantes. Para esta pesquisa, utilizou-se da abordagem qualitativa, para compreender a percepção dos colaboradores de Suprimentos da organização. A coleta informações foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas com três compradores do setor de Compras, que juntos possuem onze segmentos de aquisição. Os resultados sugerem que a companhia ainda não possui nenhum relacionamento do tipo comakership, contudo, há uma parcela significativa de fornecedores citados que são categorizados como fornecedores integrados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration16pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::ADMINISTRACAO DA PRODUCAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RelacionamentoEntreCompradores.pdf246.23 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons