Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39376
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Amorim, Andreia de Oliveira Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-11-10T16:21:36Z | - |
dc.date.available | 2023-11-10T16:21:36Z | - |
dc.date.issued | 2023-08-25 | - |
dc.identifier.citation | AMORIM, Andreia de Oliveira Silveira. A importância da Libras no atendimento educacional especializado. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Língua Portuguesa com Domínio de Libras) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39376 | - |
dc.description.abstract | This study addresses what Specialized Educational Assistance (SEA) is and its functions, its reality in municipal or state schools in Uberlândia, MG, and how SEA can contribute to the development of deaf students. It explores the roles of Portuguese and Brazilian Sign Language (Libras) teachers in the teaching and learning process of deaf students, as well as the materials used. Therefore, the aim was to discuss the topic of SEA based on bibliographic research related to legislation and the insights of some authors on the subject, along with experiential reports and input from six former SEA students and three teachers who currently or previously worked in SEA. They provided information regarding the SEA structure and the presence of Libras in it, as well as the interdisciplinary collaboration between Libras and Portuguese teachers. As a result of the analysis and discussion of the questionnaire data, it was observed that the presence of Libras and interdisciplinary work in the SEA are important. The general objective of this study was to understand the importance of Brazilian Sign Language in specialized educational assistance to determine if it is possible to teach deaf students without any knowledge of Libras. Additionally, there were three specific objectives included: i) discuss the concept and how Brazilian legislation prescribes the necessary conditions for SEA; ii) briefly discuss what some authors say about SEA; and iii) examine the role of Libras in SEA for deaf students. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.subject | Specialized educational assistance | pt_BR |
dc.subject | Crianças surdas | pt_BR |
dc.subject | Deaf children | pt_BR |
dc.subject | Professores de Libras. | pt_BR |
dc.subject | Portuguese teachers | pt_BR |
dc.subject | Professores de português | pt_BR |
dc.subject | Libras teachers | pt_BR |
dc.title | A importância da Libras no atendimento educacional especializado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, José Carlos de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=3C3B820B79863EE49EE0499A055B7B21.buscatextual_0 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira , Luciane Cruz | - |
dc.contributor.referee1Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=DB3E3AFD46F84E58F1CBC90DF9EF8F89.buscatextual_0 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Godoi , Eliamar Godoi | - |
dc.contributor.referee2Lattes | https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do;jsessionid=4FFF5D4C118E7643030373E0FA047200.buscatextual_0 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo trata sobre o que é Atendimento Educacional Especializado (AEE) e suas funções, a realidade dele nas escolas municipais ou estaduais em Uberlândia MG, de como o AEE pode contribuir para o desenvolvimento dos alunos surdos. Qual é o papel dos professores de Português e da Língua Brasileira de Sinais – Libras no processo de ensino e aprendizagem de alunos surdos e os materiais. Assim, buscou-se discutir acerca da temática do AEE a partir de pesquisa bibliográfica relacionada a legislação e o que nos diz alguns autores acerca do assunto, de relato de experiência e da participação de seis ex-alunos do AEE e de três professores que atuam e ou já atuam no AEE que nos forneceram dados relacionados a estrutura do AEE quanto a presença da Libras no espaço do AEE, bem como do trabalho interdisciplinar entre os professores de Libras e o de Português. Como resultado da análise e discussão dos dados gerados pelo questionário, observou-se que é importante a presença da Libras e do trabalho interdisciplinar no espaço do AEE. Este trabalho teve por objetivo geral entender a importância da Língua Brasileira de Sinais – Libras no atendimento educacional especializado para descobrir se é possível dar aula para alunos surdos sem ter algum conhecimento da Libras. Teve ainda por objetivos específicos: i) discutir acerca do conceito e de como a legislação brasileira prescreve as condições necessárias ao AEE; ii) discutir, de forma breve, o que nos diz alguns autores sobre o AEE e iii) verificar o papel da Libras no AEE com alunos surdos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras | pt_BR |
dc.sizeorduration | 26 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ImportânciaLibrasAtendimento.pdf | A importância da Libras no atendimento educacional especializado - TCC - Andreia de Oliveira Silveira Amorim | 392.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License