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dc.creatorRaposo, Gabriel de Matos Brandão-
dc.date.accessioned2023-11-06T16:32:17Z-
dc.date.available2023-11-06T16:32:17Z-
dc.date.issued2023-08-25-
dc.identifier.citationRAPOSO, Gabriel de Matos Brandão. Por que os blocos de pífano fazem tanto sucesso, afinal?. 2023. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais e Antropologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.551.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39355-
dc.description.abstractBlocos de pífanos are urban communities where the fife and other elements of traditional fife band performance are practiced, also known as cabaçais bands or just cabaçais in the interior of Brazil. Since 2004, starting with Ventoinha de Canudo in Brasilia, many other groups have formed as a social phenomenon, bringing together hundreds of people in their first meetings. In at least six capitals and some other cities in the interior there are fife blocks. In some of these blocks, rehearsals focus on preparing to parade during Carnival, in others, rehearsals and presentations take place throughout the year. In this research, I show the reasons that make up the subjectivities of this social phenomenon that intensified during and in the postpandemic. This is a digital ethnography carried out by me together with the Bloco de Pífanos in São Paulo and Pifarada Urbana, in Fortaleza-Ce. I show how these blocks have formed large social networks of mutual support with fife bands from the interior, giving them a very opportune visibility when they showed signs of decline in their performance and renewal. The research was carried out during the process of recognition of fife bands as intangible cultural heritage in the state of Pernambuco in 2022, an important step towards its recognition at the national level. The title was granted on the same day of the death of the greatest representative of the fife in Brazil, Mr. Sebastião Biano da Banda de Pífanos de Caruarú, aged 103.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBlocos de pífanospt_BR
dc.subjectEtnomusicologiapt_BR
dc.subjectPatrimônio cultural imaterialpt_BR
dc.subjectPífanos blockspt_BR
dc.subjectEthnomusicologypt_BR
dc.subjectIntangible cultural heritagept_BR
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.titlePor que os blocos de pífano fazem tanto sucesso, afinal?pt_BR
dc.title.alternativeWhy are fife blocks so successful, after all?pt_BR
dc.title.alternative¿Por qué los bloques fife son tan exitosos, después de todo?pt_BR
dc.title.alternativePourquoi fife blocks est-il si réussi, après tout?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Daniel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326695339274172pt_BR
dc.contributor.referee1Meyer, Gustavo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4906472616766800pt_BR
dc.contributor.referee2Swatowiski, Claudia Wolff-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1860265209152252pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9133665262681246pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoBlocos de pífanos são comunidades urbanas onde se pratica o pífano e outros elementos da performance das bandas de pífano tradicionais, também conhecidas como bandas cabaçais ou somente cabaçais no interior do Brasil. Desde 2004, começando pelo Ventoinha de Canudo em Brasília, muitos outros grupos têm se formado como um fenômeno social, reunindo centenas de pessoas já nos primeiros encontros. Em pelo menos seis capitais e algumas outras cidades do interior há blocos de pífanos. Em alguns blocos os ensaios focam em se preparar para desfilar no carnaval, em outros os ensaios e apresentações acontecem durante todo o ano. Nessa pesquisa mostro os motivos que compõe as subjetividades desse fenômeno social que se intensificou durante e no pós- pandemia. Trata-se de uma etnografia digital realizada por mim junto ao Bloco de Pífanos de São Paulo e o Pifarada Urbana, de Fortaleza-Ce. Mostro como esses blocos têm formado com as bandas de pífanos do interior grandes redes sociais de apoio mútuo, dando-as uma visibilidade muito oportuna quando apresentavam sinais de declínio em sua atuação e renovação. A pesquisa foi realizada durante o processo de reconhecimento das bandas de pífano como patrimônio cultural imaterial no estado Pernambuco em 2022, importante passo no sentido de seu reconhecimento a nível nacional. Sendo que o título foi concedido no mesmo dia da passagem do maior representante do pífano no Brasil, o senhor Sebastião Biano da Banda de Pífanos de Caruarú, com 103 anos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.sizeorduration76pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.551pt_BR
dc.orcid.putcode146106301-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoSociologiapt_BR
dc.subject.autorizadoBandas de pífanospt_BR
dc.subject.autorizadoEtnomusicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoPatrimônio culturalpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciências Sociais

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