Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39275
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPeres, Carlos Eduardo de Araújo Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-10-11T18:12:02Z-
dc.date.available2023-10-11T18:12:02Z-
dc.date.issued2023-09-12-
dc.identifier.citationPERES, Carlos Eduardo de Araújo Rodrigues. Ensino de Matemática como ferramenta para inclusão de crianças autistas no contexto escolar. 2023. 62 p. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.473.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39275-
dc.description.abstractThis study promotes the investigation of the effectiveness of some mathematical activities applied to children diagnosed with autism spectrum disorder (ASD). In a bibliographic survey on the subject, it was observed the low occurrence of material that explores this subject. Therefore, we briefly discuss autism and the relationships established in the face of teaching mathematics to the public with this condition. In addition, the Mathematical Skills Registration and Evaluation Protocol (PRAHM) is presented, as well as its characteristics and possibilities of application. Based on the evaluation provided by this instrument and based on some theoretical assumptions (construction of student autonomy, approximation between Mathematics and daily life), mathematical trainings were selected that could contribute to the learning of some students with ASD in the city of Itumbiara-GO. Making use of a case study, the observations and considerations regarding the application of four activities named: a) Memory game of geometric shapes; b) Mount your plate; c) Minimarket; d) Board game of geometric shapes. In addition to the report of the experiences, several methodological guidelines are provided regarding these trainings, as well as material from some of them is made available for future applications and/or improvements.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectAutismpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.titleEnsino de matemática como ferramenta para inclusão de crianças autistas no contexto escolarpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics as a tool for inclusion of autistic children in the school contextpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Taciana Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0062492285546913pt_BR
dc.contributor.referee1Miranda, Edilson Soares-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129710142175569pt_BR
dc.contributor.referee2Bertoloto, Fábio José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6413209139727471pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3342621856022172pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, promove-se a investigação a respeito da efetividade de algumas atividades matemáticas aplicadas a crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA). Em levantamento bibliográfico a respeito do tema, observou-se a baixa ocorrência de material que explora esse assunto. Assim, discorre-se de forma breve sobre o autismo e sobre as relações estabelecidas diante do ensino da Matemática ao público com essa condição. Além disso, é apresentado o Protocolo de Registro e Avaliação de Habilidades Matemáticas (PRAHM), bem como suas características e possibilidades de aplicação. A partir da avaliação fornecida por esse instrumento e fundamentado em alguns pressupostos teóricos (construção da autonomia do aluno, aproximação entre Matemática e cotidiano), foram selecionados treinamentos matemáticos que pudessem contribuir com a aprendizagem de alguns alunos com TEA na cidade de Itumbiara-GO. Fazendo uso de um estudo de caso, apresentam-se as observações e considerações a respeito da aplicação de quatro atividades assim nomeadas: a) Jogo da memória das formas geométricas; b) Monte seu prato; c) Minimercado; d) Jogo de tabuleiro das formas geométricas. Além do relato das vivências, são fornecidas diversas orientações metodológicas a respeito desses treinamentos, bem como disponibiliza-se material de alguns deles para futuras aplicações e/ou aprimoramentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.473pt_BR
dc.orcid.putcode144236508-
dc.crossref.doibatchid22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.autorizadoAutistaspt_BR
dc.subject.autorizadoJogos de estratégia (Matemática)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EnsinoMatemáticaFerramenta.pdfDissertação20.54 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons