Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39275
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Peres, Carlos Eduardo de Araújo Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-10-11T18:12:02Z | - |
dc.date.available | 2023-10-11T18:12:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-09-12 | - |
dc.identifier.citation | PERES, Carlos Eduardo de Araújo Rodrigues. Ensino de Matemática como ferramenta para inclusão de crianças autistas no contexto escolar. 2023. 62 p. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.473. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39275 | - |
dc.description.abstract | This study promotes the investigation of the effectiveness of some mathematical activities applied to children diagnosed with autism spectrum disorder (ASD). In a bibliographic survey on the subject, it was observed the low occurrence of material that explores this subject. Therefore, we briefly discuss autism and the relationships established in the face of teaching mathematics to the public with this condition. In addition, the Mathematical Skills Registration and Evaluation Protocol (PRAHM) is presented, as well as its characteristics and possibilities of application. Based on the evaluation provided by this instrument and based on some theoretical assumptions (construction of student autonomy, approximation between Mathematics and daily life), mathematical trainings were selected that could contribute to the learning of some students with ASD in the city of Itumbiara-GO. Making use of a case study, the observations and considerations regarding the application of four activities named: a) Memory game of geometric shapes; b) Mount your plate; c) Minimarket; d) Board game of geometric shapes. In addition to the report of the experiences, several methodological guidelines are provided regarding these trainings, as well as material from some of them is made available for future applications and/or improvements. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Autismo | pt_BR |
dc.subject | Autism | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Teaching | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.subject | Mathematics | pt_BR |
dc.title | Ensino de matemática como ferramenta para inclusão de crianças autistas no contexto escolar | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching mathematics as a tool for inclusion of autistic children in the school context | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Taciana Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0062492285546913 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Miranda, Edilson Soares | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0129710142175569 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Bertoloto, Fábio José | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6413209139727471 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3342621856022172 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste estudo, promove-se a investigação a respeito da efetividade de algumas atividades matemáticas aplicadas a crianças diagnosticadas com transtorno do espectro autista (TEA). Em levantamento bibliográfico a respeito do tema, observou-se a baixa ocorrência de material que explora esse assunto. Assim, discorre-se de forma breve sobre o autismo e sobre as relações estabelecidas diante do ensino da Matemática ao público com essa condição. Além disso, é apresentado o Protocolo de Registro e Avaliação de Habilidades Matemáticas (PRAHM), bem como suas características e possibilidades de aplicação. A partir da avaliação fornecida por esse instrumento e fundamentado em alguns pressupostos teóricos (construção da autonomia do aluno, aproximação entre Matemática e cotidiano), foram selecionados treinamentos matemáticos que pudessem contribuir com a aprendizagem de alguns alunos com TEA na cidade de Itumbiara-GO. Fazendo uso de um estudo de caso, apresentam-se as observações e considerações a respeito da aplicação de quatro atividades assim nomeadas: a) Jogo da memória das formas geométricas; b) Monte seu prato; c) Minimercado; d) Jogo de tabuleiro das formas geométricas. Além do relato das vivências, são fornecidas diversas orientações metodológicas a respeito desses treinamentos, bem como disponibiliza-se material de alguns deles para futuras aplicações e/ou aprimoramentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 62 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.473 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 144236508 | - |
dc.crossref.doibatchid | 22c2c65d-02b4-4579-9e8b-fb2a6c04a69e | - |
dc.subject.autorizado | Matemática | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Autismo em crianças | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Autistas | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Jogos de estratégia (Matemática) | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EnsinoMatemáticaFerramenta.pdf | Dissertação | 20.54 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License