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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGonzaga, Carla Aparecida Pereira-
dc.date.accessioned2023-09-27T21:44:19Z-
dc.date.available2023-09-27T21:44:19Z-
dc.date.issued2023-07-10-
dc.identifier.citationGONZAGA, Carla Aparecida Pereira. O ensino da Matemática: metodologias alternativas para crianças de 04 e 05 anos na pré-escola. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8082pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39233-
dc.description.abstractThis research was developed in the Graduate Program in Technologies, Communication and Education at the Federal University of Uberlandia - UFU and started from the following question: what are the alternative methodologies for teaching Mathematics to children aged 04 and 05 years in preschool? Given the established question, this research has the general objective: To identify, analyze and describe the alternative methodologies for teaching Mathematics to children aged 04 and 05 in preschool. In order to answer the formulated research question and reach the outlined objectives, the study was developed in a qualitative approach and the bibliographical research was adopted with the intention of involving researches of different authors for the construction of this study and documentary for analysis of the main laws and documents that normalize and guide Early Childhood Education. The bibliographic research will provide considerable data for the theoretical foundation of this investigation and will occur according to the references of the following authors: Lorenzato (2006), Kishimoto (2009), Dante (2000), Marcondes and Silva (2019), among others. The study carried out showed the importance of working with mathematical content from Early Childhood Education and that the alternative methodologies presented for teaching Mathematics, contribute to a pedagogical practice based on the stimulation and participation of the child as the protagonist of their learning.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectPré-escolapt_BR
dc.subjectPreschoolpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectChild Educationpt_BR
dc.titleO ensino da Matemática: metodologias alternativas para crianças de 04 e 05 anos na pré-escolapt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of Mathematics: alternative methodologies for chilldren aged 04 and 05 years in preschool.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Camila Rezende-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6171862210300955pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Thaís Coutinho de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469453088402275pt_BR
dc.contributor.referee2Barbosa, Fernando da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8953646779705648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543966209333186pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU e iniciada a partir da seguinte questão: quais são as metodologias alternativas para o ensino de Matemática às crianças de 04 e 05 anos na pré-escola? Face a questão estabelecida, esta pesquisa tem como objetivo geral: Identificar, analisar e descrever as metodologias alternativas para o ensino de Matemática às crianças de 04 e 05 anos na pré-escola. Para responder à questão de pesquisa formulada e alcançar os objetivos traçados, o estudo foi desenvolvido numa abordagem qualitativa e adotou-se a pesquisa bibliográfica com o intuito de envolver pesquisas de diferentes autores para construção deste estudo e documental para análise das principais legislações e documentos que normalizam e norteiam a Educação Infantil. A pesquisa bibliográfica viabilizará dados consideráveis para a fundamentação teórica desta investigação e ocorrerá de acordo com as referências dos seguintes autores: Lorenzato (2006), Kishimoto (2009), Dante (2000), Marcondes e Silva (2019), dentre outros. O estudo realizado evidenciou a importância do trabalho com os conteúdos matemáticos desde a Educação Infantil e que as metodologias alternativas apresentadas para o ensino de Matemática, contribuem para uma prática pedagógica fundamentada na estimulação e participação da criança como protagonista da sua aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration99pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.8082pt_BR
dc.orcid.putcode143170062-
dc.crossref.doibatchidfb997636-5f96-4711-a1f0-18ea03f84be8-
dc.subject.autorizadoEducaçãopt_BR
dc.subject.autorizadoMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.autorizadoEducação infantilpt_BR
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

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