Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCaires, Brayan Lucas Arantes da Rocha-
dc.date.accessioned2023-09-20T11:47:28Z-
dc.date.available2023-09-20T11:47:28Z-
dc.date.issued2022-08-26-
dc.identifier.citationCAIRES, Brayan Lucas Arantes da Rocha. Uma possível fenomenologia da corrosão: arte, vida e ruína. 2022. 124 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2022. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.330.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39131-
dc.description.abstractIn the contemporary painting context corrosion presents us with a lot of conceptual difficulties regarding its physical, temporal and artistic comprehension. Starting from the paradoxes that permeates its construction, appearence and modification we think to analyse under phenomenologic optics, in special Michel Henry’s fenomenology of life. Under the understanding of it as a phenomenon inseparable from life, we intend to compose a possible phenomenology of corrosion, dividing it in three principal especific points: its time, inicial time and the consequences of its action once the corrosive process has started, its ruin, both symbolic and phenomenologic, running through some artists that, somehow investigated the material potencies of painting; and life wich is the irrefutable and unending core of all phenomenon.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectfenomenologiapt_BR
dc.subjectartept_BR
dc.subjectcorrosãopt_BR
dc.subjectpinturapt_BR
dc.subjectphenomenologypt_BR
dc.subjectartpt_BR
dc.subjectcorrosionpt_BR
dc.subjectpaintingpt_BR
dc.titleUma possível fenomenologia da corrosão: vida, arte e ruínapt_BR
dc.title.alternativeA possible phenomenology of corrosion: life, art and ruinpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Goto, Tommy Akira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0629687499521125pt_BR
dc.contributor.referee1Grzibowski, Silvestre-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6586514798766408pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Ana Helena da Silva Delfino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2979644366089603pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7790818125912680pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA corrosão, inserida no contexto contemporâneo da pintura, apresenta diversos desafios conceituais para a sua total compreensão física, temporal e artística. Partindo dos paradoxos que permeiam a sua construção, aparência e modificação, pensamos em analisá-la sob a ótica da Fenomenologia, em especial, a Fenomenologia da Vida de Michel Henry. Ao entendê-la como um fenômeno inseparável da Vida, tencionamos compor uma possível “fenomenologia da corrosão”, dividindo-a em três principais pontos específicos: o tempo de seu início e as consequências de sua ação, uma vez iniciado o processo corrosivo; a ruína, no campo simbólico e fenomenológico, perpassando alguns artistas que, em menor ou maior grau investigaram as potencialidades materiais da pintura; e a vida, que é o cerne irrefutável e inesgotável de todos os fenômenos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration124pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2022.330pt_BR
dc.crossref.doibatchidde9995ab-d9c7-4d27-a56d-f74b2f45e1b4-
dc.subject.autorizadoFilosofiapt_BR
dc.subject.autorizadoFenomenologia e artept_BR
dc.subject.autorizadoPintura - Técnica - Corrosãopt_BR
dc.subject.autorizadoSimbolismo (Movimento artístico)pt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PossívelFenomenologiaCorrosão.pdfDissertação5.19 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons