Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39127
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorViana, Samir Borges-
dc.date.accessioned2023-09-19T15:34:54Z-
dc.date.available2023-09-19T15:34:54Z-
dc.date.issued2023-09-05-
dc.identifier.citationVIANA, Samir Borges. Geometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básica. 2023. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39127-
dc.description.abstractEuclidean geometry is based and structured by Euclid of Alexandria in the work ”The Elements”, which is a predominant mathematical and geometric treatise until today. However, some structural flaws allowed the emergence of other geometries, one of them being the taxicab geometry. As a result, this dissertation aims to present a didactic sequence that shows Basic Education students, in a contextualized way, the existing geometries, as well as making comparisons between the euclidean and taxicab geometries. The didactic sequence in question consists of three activities that make it possible to awaken students’ interest in the study of the taxicab distance until the consolidation of the concept of conics, passing through the construction and comparison of the relative formulas of the euclidean and taxicab distances. The entire theoretical foundation, from the concept of metrics, the historical context of the appearance of the taxicab geometry and a didactic pedagogical support material is available for teachers, which transcribes each of the activities with suggestions, objectives and skills to be worked on with the students.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectGeometria do táxipt_BR
dc.subjectGeometria euclidianapt_BR
dc.subjectCônicaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectTaxicab geometrypt_BR
dc.subjectEuclidean geometrypt_BR
dc.subjectConicspt_BR
dc.subjectDidactic sequencept_BR
dc.titleGeometria do táxi versus geometria euclidiana: explorando as diferenças e aplicações na Educação Básicapt_BR
dc.title.alternativeTaxicab geometry versus euclidean geometry: exploring the differences and applications in Basic Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Galves, Ana Paula Tremura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2733373203786930pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Luis Renato Golçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2735909223157474pt_BR
dc.contributor.referee2Harb, Nazira Hanna-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5016523464346911pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9941109044325153pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA geometria euclidiana é fundamentada e estruturada por Euclides de Alexandria na obra ”Os elementos”, que é predominante até hoje. Todavia, algumas falhas estruturais possibilitaram o surgimento de outras geometrias, sendo uma delas a geometria do táxi. Dessa forma, esta dissertação tem o objetivo de apresentar uma sequência didática que mostre aos estudantes da Educação Básica, de forma contextualizada, as geometrias existentes, bem como fazer comparações entre as geometrias euclidiana e do táxi. A sequência didática em questão é constituída em três atividades que possibilitam despertar o interesse dos alunos pelo estudo da distância do táxi até a consolidação do conceito de cônicas, passando pela construção e comparação das fórmulas relativas das distâncias euclidiana e do táxi. Toda a fundamentação teórica, desde o conceito de métrica, contexto histórico do surgimento da geometria do táxi e um material de apoio didático pedagógico está disponível para os professores, que transcreve cada uma das atividades com sugestões, objetivos e habilidades a serem trabalhadas com os estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemática (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration114pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA::GEOMETRIA E TOPOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.485pt_BR
dc.orcid.putcode142678264-
dc.crossref.doibatchidde9995ab-d9c7-4d27-a56d-f74b2f45e1b4-
dc.subject.autorizadoMatemáticapt_BR
dc.subject.autorizadoGeometria-
dc.subject.autorizadoSequências (Matemática)-
dc.subject.autorizadoSeções cônicas-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Matemática (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GeometriaTaxiVersus.pdfDissertação5.97 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons