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dc.creatorRodrigues, Túlio Miorini Vieira Alves-
dc.date.accessioned2023-09-06T13:50:23Z-
dc.date.available2023-09-06T13:50:23Z-
dc.date.issued2023-07-31-
dc.identifier.citationRODRIGUES, Miorini Vieira Alves Rodrigues. Efeito da texturização e abaulamento no desempenho de mancais de deslizamento radial lubrificados: uma abordagem computacional. 2023. 120 f. Tese (Doutorado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7049.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/39051-
dc.description.abstractThe improvement of mechanical systems efficiency has garnered significant attention from the scientific community. In this sense, several works demonstrate that reductions in friction energy dissipations increase the efficiency of mechanical systems. Among the explored alternatives, topographical changes have demonstrated substantial potential for bearings efficiency improvement due to friction and wear reduction. Accordingly, this work aims to investigate the effect of topography control on the tribological performance of misaligned hydrodynamic journal bearings, operating under high loads and low rotational speeds. In this case, the present work simulates a specific purpose: the transmission system of wind turbines. An element-based finite volume method (EbFVM) was used to resolve the lubrication simulation of textured surfaces considering the occurrence of cavitation phenomenon in contact interfaces. This study focused on the influence of axis crowning shape and complex geometry surface textures on the efficiency of lubricated contacts. Additionally, the system parameters gear helix angle and input torque were investigated. The simulation results revealed the efficacy of axis crowning in reducing total power loss. Additionally, the presence of specific texture geometry partially applied on the bearing surface enhanced both the energy efficiency and durability of the system. In fact, texture geometry and depth presented minimal influence under the simulated conditions. However, the textured area positioning on the bearing surface proved to be the main factor in improving systems performance.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTribologia verdept_BR
dc.subjectGreen tribologypt_BR
dc.subjectMancal de deslizamento radialpt_BR
dc.subjectJournal bearingspt_BR
dc.subjectDesalinhamentopt_BR
dc.subjectMisalignmentpt_BR
dc.subjectTexturas superficiaispt_BR
dc.subjectSurface texturespt_BR
dc.subjectEficiência energéticapt_BR
dc.subjectEnergy efficiencypt_BR
dc.subjectAbaulamentopt_BR
dc.subjectCrowningpt_BR
dc.titleEfeito da texturização e abaulamento no desempenho de mancais de deslizamento radial lubrificados: uma abordagem computacionalpt_BR
dc.title.alternativeEffect of texturing and crowning on the performance of journal bearings: a computational approachpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Profito, Francisco José-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1175850468193468pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Washington Martins da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2993173987424895pt_BR
dc.contributor.referee1Fiocchi, Arthur Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3822377177295931pt_BR
dc.contributor.referee2Scandian, Cherlio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8466752738430250pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Roberto Martins de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3595605534544460pt_BR
dc.contributor.referee4Mello, Jose Daniel Biasoli de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/1696467778255755pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9789122480118051pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoA melhoria da eficiência dos sistemas mecânicos tem atraído atenção significativa da comunidade científica. Nesse sentido, diversos trabalhos demonstram que reduções nas dissipações de energia por atrito aumentam a eficiência dos sistemas mecânicos. Dentre as alternativas exploradas, as mudanças topográficas têm demonstrado grande potencial na redução do atrito e desgaste. Assim, este trabalho tem como objetivo investigar o efeito do controle topográfico no desempenho tribológico de mancais hidrodinâmicos desalinhados, operando sob altas cargas e baixas velocidades rotacionais. Neste caso, o presente trabalho simula uma finalidade específica: o sistema de transmissão de aerogeradores. Um método de volumes finitos baseado em elementos (EbFVM) foi usado para resolver a simulação de lubrificação de superfícies texturizadas considerando a ocorrência do fenômeno de cavitação em interfaces de contato. O foco principal do estudo foram os parâmetros: análise da influência do abaulamento do eixo e presença de texturas superficiais de geometria complexa na eficiência de contatos lubrificados. Além disso, os parâmetros do sistema ângulo de hélice da engrenagem e torque de entrada foram investigados. Os resultados da simulação revelaram a eficácia do abaulamento do eixo na redução da perda total de potência. Além disso, a presença de geometria de textura específica aplicada parcialmente na superfície do mancal melhorou a eficiência energética e a durabilidade do sistema. De fato, a geometria e a profundidade da textura apresentaram influência mínima nas condições simuladas. No entanto, o posicionamento da área texturizada na superfície do mancal provou ser o principal fator para melhorar o desempenho dos sistemas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration120pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7049pt_BR
dc.orcid.putcode141887798-
dc.crossref.doibatchid613d4485-a6d0-438d-b2f7-39d327218e39-
dc.subject.autorizadoEngenharia mecânicapt_BR
dc.subject.autorizadoEnergia elétrica - Transmissãopt_BR
dc.subject.autorizadoEnergia eólicapt_BR
dc.subject.autorizadoTúneis hidrodinâmicospt_BR
dc.subject.autorizadoMancais - Indústriapt_BR
Appears in Collections:TESE - Engenharia Mecânica

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