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dc.creatorRezende, Gabriel Freitas-
dc.date.accessioned2023-08-21T18:13:23Z-
dc.date.available2023-08-21T18:13:23Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationREZENDE, Gabriel Freitas. Elaboração de uma proposta de Sales and Operation Planning (S&OP) em uma indústria de cosméticos. 2023. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38943-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectSetor de cosméticospt_BR
dc.subjectCosmetics sectorpt_BR
dc.subjectFluxo de informaçõespt_BR
dc.subjectInformation flowpt_BR
dc.subjectAlta gerênciapt_BR
dc.subjectTop managementpt_BR
dc.subjectSales and Operation Planning (S&OP)pt_BR
dc.titleElaboração de uma proposta de Sales and Operation Planning (S&OP) em uma indústria de cosméticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Rosa, Vanessa Aparecida de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2547241520865681pt_BR
dc.contributor.referee1Menegaz, Gabriela Lima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7466687036754001pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Mara Rúbia da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3303695632457152pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo primeiro semestre do ano de 2022, o setor de cosméticos apresentou um aumento de 10 % em seu crescimento. Setores como higiene pessoal, maquiagem e perfumaria ganharam destaques na área. O setor de maquiagens cresceu em torno de 20% em suas vendas, isso em comparação com os dados do mesmo semestre do ano de 2021. Além disso, o setor de higiene pessoal apresentou um crescimento de 6 % em relação ao mesmo período do ano passado. Já no setor de perfumaria, seu aumento foi de 16 % em suas vendas. Porém, o setor também foi impactado pelo aumento dos preços de seus insumos. Dito isso, empresas que demandam uma grande gama de clientes e fornecedores exigem uma boa comunicação e alinhamento entre todos os setores envolvidos no processo, para que não hajam problemas durante os fluxos de produção e entrega. Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é elaborar uma proposta de política de Sales and Operation Planning (S&OP) em uma indústria de cosméticos, a fim de alinhar todos os departamentos envolvidos no atendimento dos pedidos dos clientes. Quanto à metodologia, foi realizado um estudo de caso, estruturado nas seguintes etapas: i) mapeamento do processo atual de atendimento dos pedidos; definição dos pontos de decisão da política de S&OP e desenvolvimento de uma planilha piloto para a centralização das informações. Os resultados mostraram que a proposta apresentada pode trazer benefícios para a organização, uma vez que busca harmonia entre os departamentos, além de trazer mais organização e alinhamento de seus processos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration37pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.orcid.putcode140944761-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

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