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dc.creatorTeodoro, Priscilla Custódia da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-17T13:42:19Z-
dc.date.available2023-08-17T13:42:19Z-
dc.date.issued2023-07-28-
dc.identifier.citationTEODORO, Priscilla Custódia da Silva. O treino cogntivo no transtorno do espectro autista. 2023. 60 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.313.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38921-
dc.description.abstractObjective: to carry out two systematic reviews of publications from the last 20 years regarding the efficiency of cognitive training of children and adolescents with autism spectrum disorder in aspects of working memory and attention processes. Method: The review followed the guidelines of the PRISMA model. The VHL, Embase, PsycInfo, PubMed and Web of Science databases were used for the first article under the descriptors autism spectrum disorders or autism or asperger syndrome and cognitive training, and for the second, the platforms PubMed, PsycInfo, BVS and Embase, with the descriptors: autism or autism spectrum disorders and cognitive training. Results: In the first study, 4.172 articles were located, of which 4.165 were excluded in the selection process, and seven were considered eligible to compose the sample. In the second article, 4.034 articles were located, of which 4.024 were excluded and 10 were selected for the sample. Contradictory results were observed in both bibliographic surveys, with results strengthened by greater observance. The tested cognitive training is potentially useful for improving working memory and attentional processes, leading to better functioning of behavioral, social and academic aspects. Conclusion: In view of the results found, it was observed the importance that cognitive training has on the working memory and the attention processes of children and adolescents with ASD, as well as the potential that an intervention can generate to control the symptomatology of the disorder and improving the quality of life of this population.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectTreino Cognitivopt_BR
dc.subjectAtençãopt_BR
dc.subjectMemória de Trabalhopt_BR
dc.subjectRevisão Sistemáticapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectCognitive Trainingpt_BR
dc.subjectAttentionpt_BR
dc.subjectWorking Memorypt_BR
dc.subjectSystematic Reviewpt_BR
dc.titleO treino cognitivo no transtorno do espectro autistapt_BR
dc.title.alternativeCognitive training in autism spectrum disorderpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rossini, Joaquim Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5140738433758718pt_BR
dc.contributor.referee1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Isis Gomes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4823151803591323pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3046978930052747pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoObjetivo: realizar duas revisões sistemáticas das publicações dos últimos 20 anos no que concerne à eficiência do treino cognitivo de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista em aspectos de memória de trabalho e processos atentivos. Método: A revisão sistemática seguiu as orientações do modelo PRISMA. As bases de dados BVS, Embase, PsycInfo, PubMed e Web of Science foram utilizadas para o primeiro artigo sob os descritores autism spectrum disorders or autism or asperger syndrome and cognitive training, e para o segundo, as plataformas PubMed, PsycInfo, BVS e Embase, com os descritores: autism or autism spectrum disorders and cognitive training. Resultados: No primeiro estudo foram localizados 4.172 artigos, desses, 4.165 foram excluídos no processo de seleção, e sete foram considerados como elegíveis para compor a amostra. Já no segundo artigo, 4.034 artigos foram localizados, sendo que, 4.024 foram excluídos e 10 foram selecionados para a amostra. Foram observados desfechos contraditórios em ambos os levantamentos bibliográficos, sendo os resultados satisfatórios em maior observância. O treino cognitivo demonstrou ser potencialmente útil para a melhora da memória de trabalho e dos processos atentivos, levando a um melhor funcionamento de aspectos comportamental, social e acadêmico. Conclusão: Perante os resultados encontrados, observou-se a importância que o treino cognitivo possui sobre a memória de trabalho e os processos atentivos de crianças e adolescentes com TEA, bem como, as potencialidades que a intervenção pode gerar para o controle da sintomatologia do transtorno e na melhora da qualidade de vida dessa população.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA COGNITIVApt_BR
dc.embargo.termsO conteúdo da dissertação ainda se encontra em vias de publicação em revista científica.pt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2023.313pt_BR
dc.crossref.doibatchidc3122ee9-d8c3-4171-816e-d36c3b7654b8-
dc.subject.autorizadoPsicologiapt_BR
dc.subject.autorizadoAutistaspt_BR
dc.subject.autorizadoAutismo em criançaspt_BR
dc.subject.autorizadoTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subject.autorizadoCognição em criançaspt_BR
dc.subject.autorizadoCognição em adolescentespt_BR
dc.description.embargo2025-08-16-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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