Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38899
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Cabral, Ana Paula Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-14T18:05:10Z | - |
dc.date.available | 2023-08-14T18:05:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-22 | - |
dc.identifier.citation | CABRAL, Ana Paula. Do Teatro de Revista ao Burlesque: influências estrangeiras no padrão de beleza na cena brasileira. 2023. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38899 | - |
dc.description.abstract | This paper analyzes some of the changes in the standard of beauty in the Brazilian scene, starting with the Revue Theater, passing through Burlesque, making a reflection on how the theme negatively affects women and ending with the current situation. For its realization, research was done through the reading of authors such as Neyde Veneziano, Denise Bernuzzi de Sant'Anna, Lissa dos Passos and Silva, notorious for their works on art, beauty and the black presence in the Revue. The Burlesque will be present by two authors, Jo Weldon and Dita Von Teese, two current performers who reflect the changes in their art through the ages and finally a debate on globalization and the use of the internet. The methodology used was the reading of the cited authors and others, in the form of books and research articles, and the appreciation of documentaries such as "Mamãe, quero ser vedete", directed by Neyde Veneziano, in which former vedettes are interviewed and give the context of the time, in addition to telling their personal experiences with the Revue Theater. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Teatro de revista | pt_BR |
dc.subject | Vedetes | pt_BR |
dc.subject | Padrões de beleza | pt_BR |
dc.subject | Burlesque | pt_BR |
dc.title | Do Teatro de Revista ao Burlesque: influências estrangeiras no padrão de beleza na cena brasileira | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimenta, Daniele | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8680041834212692 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carlos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3046808892020112 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Kamla, Renata | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5512074534316970 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho analisa algumas das mudanças no padrão de beleza na cena brasileira, começando com o Teatro de Revista, passando pelo Burlesque, fazendo uma reflexão sobre como o tema afeta negativamente as mulheres e finalizando com a situação atual. Para sua realização, pesquisas foram feitas através da leitura de autoras como Neyde Veneziano, Denise Bernuzzi de Sant’Anna, Lissa dos Passos e Silva, notórias pelas suas obras sobre a arte, a beleza e a presença negra na Revista. O Burlesque estará presente por duas autoras, Jo Weldon e Dita Von Teese, duas performers atuais que refletem as mudanças em sua arte através dos tempos e, finalmente, um debate sobre a globalização e o uso da internet. A metodologia utilizada foi a leitura dos autores citados e outros, em forma de livros e artigos de pesquisa, e a apreciação de documentários como “Mamãe, quero ser vedete”, dirigido por Neyde Veneziano, no qual ex-vedetes são entrevistadas e dão o contexto da época, além de contarem suas experiências pessoais com a revista. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Teatro | pt_BR |
dc.sizeorduration | 33 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Teatro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TeatroRevistaBurlesque.pdf | 1.24 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.