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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38809
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Vieira, Raphael Henrique de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-02T12:33:05Z | - |
dc.date.available | 2023-08-02T12:33:05Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-29 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Raphael Henrique de Araújo. Flexibilidade e individualismo - armadilhas neoliberais para a moldagem do ser social. 2023. 240f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7034 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38809 | - |
dc.description.abstract | The objective of this paper is to analyze, through bibliographic and documental resources, from a Marxist epistemological point of view, the effects of the advance of the categories flexibility and individualism as molds for the social being. We propose that these categories, which are "weapons" of neoliberal thought, are crucial to the understanding of the contemporary individual in the midst of capital's attempts to solve its cyclical crises. As we know, the modern social being is permeated by a lack of social bonds, affected by a notion of collectivity that is not very solid. The values of the being, individualistic and flexible at all times, become those of the market, following a business logic. In this sense, the "antidotes" used by contemporary financial capitalism, guided by the neoliberal doctrine, find echoes in neuralgic areas for social experiences. In a globalized world, interconnected by digital networks, work, education, and communication suffer attacks based on the two characteristics emphasized here. Attacks that provide harmful withdrawals of labor rights, intensify and make even more precarious the daily work, lead to the construction of an uncritical and market-oriented education, and question the values of truth, science, and democracy. In short, the neoliberal antidote, based on flexibility and individualism, is a (harmful) weapon used in various sectors to enhance the profit of a capital that lives in crisis and is always dissatisfied. These are weapons used to alienate and mold the social being in its own way. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Flexibilidade | pt_BR |
dc.subject | Individualismo | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Comunicação | pt_BR |
dc.subject | Flexibility | pt_BR |
dc.subject | Communication | pt_BR |
dc.subject | Individualism | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalism | pt_BR |
dc.subject | Work | pt_BR |
dc.title | Flexibilidade e individualismo – armadilhas neoliberais para a moldagem do ser social | pt_BR |
dc.title.alternative | Flexibilidad e individualismo: trampas neoliberales para moldear el ser social | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | França, Robson Luiz de | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6494919511957208 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Lucena, Carlos Alberto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9554910126433226 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Fagiani, Cilson Cesar | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4134706977566412 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Previtali, Fabiane Santana | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/8154680248919577 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Santos, Janaína Jácome dos | - |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/9918760398122717 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3422715444475022 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é, por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar, a partir da visão epistemológica marxista, os efeitos do avanço das categorias flexibilidade e individualismo enquanto moldes para o ser social. Defendemos que tais categorias, que constituem armas do pensamento neoliberal, são cruciais para a compreensão do indivíduo contemporâneo em meio às tentativas do capital em resolver suas cíclicas crises. Como se sabe, o ser social hodierno é permeado pela falta de vínculos sociais, afetado por uma noção de coletividade pouco sólida. Os valores do ser, individualista e a tudo flexível, passam a ser os do mercado, seguindo uma lógica empresarial. Nesse sentido, os “antídotos” utilizados pelo capitalismo financeiro contemporâneo, pautados pela doutrina neoliberal, encontram eco em áreas nevrálgicas para as vivências sociais. Em um mundo globalizado e interconectado por redes digitais, trabalho, educação e comunicação sofrem ataques pautados nas duas características aqui enfatizadas. Ataques que proporcionam nocivas retiradas de direitos trabalhistas, intensificam e precarizam, ainda mais, o labor cotidiano, suscitam a construção de uma educação acrítica e voltada ao mercado profissional, questionam os valores da verdade, da ciência e da democracia. Em suma, o antídoto neoliberal, pautado pela flexibilidade e o individualismo, é uma arma (nociva) utilizada em vários setores para potencializar o lucro de um capital que vive em crise e está sempre insatisfeito. São armas utilizadas para alienar e moldar o ser social à sua maneira. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 240 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2023.7034 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 139802804 | - |
dc.crossref.doibatchid | 7e5cd794-af89-4208-9b51-aaf2c4d3a7ea | - |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Crítica marxista | - |
dc.subject.autorizado | Marx, Karl, 1818-1883 - Crítica e interpretação | - |
dc.subject.autorizado | Neoliberalismo | - |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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