Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38784
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nascimento, Fernanda Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-31T14:07:49Z | - |
dc.date.available | 2023-07-31T14:07:49Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-21 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Fernanda Oliveira. Design de produto para criança: uma forma de auxiliar no desenvolvimento infantil. 2023. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38784 | - |
dc.description.abstract | The appropriate toy is an empowering tool for child development. In addition to being used for fun during much of childhood, it provides the necessary contact to assist in the evolution of skills during this stage of life. Due to the important of playing in the early stages of human growth, the designer’s role is to design new playful products that is suitable for entertainment and also appropriate for the needs and abilities of children at each age, in addition to being aware of the impacts of play, toys and games on the lives of these individuals. From this perspective, this study is a search to deepen and gather knowledge in the area of child development in order to understand the classifications, needs and goals that each childhood requires. In this context, a new product was designed that sought to achieve the analyzed requirements, with the help of several Design tools, such as the Double Diamond methodology, among other resources. The product developed is a toy with 120 wooden pieces in three formats: a disk with a diameter of 12 cm (with five possibilities of assembling) and two rods of 15 and 30 cm to assemble different shapes. After a brief introduction, it is presented a theoretical foundation and explanation of the methodology used in the project. Then, it is described the research in other areas of knowledge, studies of similar analyses, and finally, the register of the execution process of mockups and a prototype, describing the conclusions and final considerations. It is understood that this research served to create a product with commercial potential and can help as a parameter for future toy development projects. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Embargado | pt_BR |
dc.subject | Design de produto | pt_BR |
dc.subject | Brinquedo | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.subject | Psicossocial | pt_BR |
dc.subject | Product design | pt_BR |
dc.subject | Toy | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Psychosocial | pt_BR |
dc.title | Design de produto para criança: uma forma de auxiliar no desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Product design for children: a way to help in child development | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Bonfim, Gabriel Henrique Cruz | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7000927324833901 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Aline Teixeira Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9854498289189848 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Kelenson | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5814665078133540 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0647048393809706 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O brinquedo adequado é uma ferramenta potencializadora para o desenvolvimento infantil. Além de ser utilizado para diversão em boa parte da infância, possibilita o contato necessário para auxiliar na evolução das habilidades durante essa etapa da vida. Devido ao importante papel que o brincar exerce nas fases iniciais do crescimento humano, o papel do designer é projetar novos produtos lúdicos, que sirvam para o entretenimento e atendam às necessidades e habilidades das crianças em cada idade, além de ter consciência dos impactos das brincadeiras, brinquedos e jogos na vida desses indivíduos. Partindo dessa perspectiva, o presente estudo é uma busca por aprofundar e reunir conhecimentos da área do desenvolvimento infantil com o intuito de compreender as classificações, necessidades e objetivos que cada infância exige. Nesse contexto, foi projetado um novo produto que procurou atingir os requisitos analisados, com o auxílio de várias ferramentas do Design, como a metodologia do Double Diamond, dentre outros recursos. O produto desenvolvido é um brinquedo com 120 peças de madeira em três formatos, sendo: um disco de diâmetro de 12 cm (com cinco possíveis encaixes) e duas hastes de 15 e 30 cm para montar diferentes formas. Após uma breve introdução, é feita uma fundamentação teórica e explicação da metodologia usada no projeto. Em seguida, são descritas algumas pesquisas em outras áreas do conhecimento, estudos de análises de similares e por último, o registro do processo de execução de mockups e um protótipo, descrevendo as conclusões e considerações finais. Entende-se que a presente pesquisa serviu para criar um produto de potencialidade comercial e pode auxiliar como parâmetro para futuros projetos de desenvolvimento de brinquedos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Design | pt_BR |
dc.sizeorduration | 84 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOS | pt_BR |
dc.embargo.terms | Solicito o embargo do Trabalho de Conclusão de Curso, pois o produto feito para esse projeto passará pelo processo de registro de patente e será necessário o sigilo para finalizar essa etapa. | pt_BR |
dc.description.embargo | 2025/06/21 | - |
Appears in Collections: | TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesignProdutoParaCriança.pdf Until 2025-06-21 | TCC | 24.16 MB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.