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dc.creatorSilvestre, Carlos Eduardo Modesto-
dc.date.accessioned2023-07-31T12:48:22Z-
dc.date.available2023-07-31T12:48:22Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationSILVESTRE, Carlos Eduardo Modesto. A importância do geomarketing: contribuições a partir do estudo da rede OXXO em Campinas-SP. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38782-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the possible market strategy adopted for the installation of new OXXO stores in the municipality of Campinas-SP, using census data and Geomarketing techniques based on Geographic Information Systems (GIS). Starting with an analysis of the history of the OXXO network, which highlights its activities in the retail segment in proximity markets. Thus, the methodology begins with the collection of geographical coordinates of the stores with the help of GIS tools and the analysis of local and structural characteristics of the selected stores. In addition, demographic data from the 2010 IBGE Census were used, where data related to population density and income in the areas where the stores are located were separated. The results indicate that although a large number of stores are located in the central area of Campinas, where there is high population density and moderate income, the strategy for choosing their locations goes beyond the aforementioned data, as there are several stores scattered in different areas with distinct population and variable income. Thus, this research demonstrates the importance of using Geomarketing to better understand the possible strategies used for selecting new stores, highlighting the significance of GIS as an important tool that assists in this type of research and market study.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeomarketingpt_BR
dc.subjectLojas de conveniênciapt_BR
dc.subjectOXXOpt_BR
dc.subjectMercado de proximidadept_BR
dc.subjectCampinas-SPpt_BR
dc.subjectConvenience storespt_BR
dc.subjectProximity marketpt_BR
dc.titleA importância do geomarketing: contribuições a partir do estudo da rede OXXO em Campinas-SPpt_BR
dc.title.alternativeThe importance of geomarketing: contributions from the study of the OXXO network in Campinas-SPpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Miyazaki, Vitor Koiti-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6624706951578273pt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Gerusa Gonçalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6447527498768940pt_BR
dc.contributor.referee2Rosendo, Jussara dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3868966013347303pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9159758146236910pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar a possível estratégia de mercado adotada para a instalação de novas lojas da rede OXXO no município de Campinas-SP, utilizando dados censitários e técnicas de Geomarketing baseadas em Sistema de Informações Geográficas (SIG). Tendo como ponto de partida a análise da história da rede OXXO, que destaca suas atividades no segmento varejista em mercados de proximidade. Assim, a metodologia parte da coleta das coordenadas geográficas das lojas com auxílio de ferramentas SIG e análise das características locais e estruturais das lojas selecionadas. Além disso, utilizamos de dados demográficos a partir do Censo do IBGE de 2010, onde foram separados dados relacionados as variáveis de densidade populacional e renda nas áreas onde as lojas estão localizadas. Os resultados apontam que apesar de grande parte das lojas estarem localizadas na área central de Campinas, onde há densidade populacional elevada e de renda moderada, a estratégia da escolha de suas localizações vai além dos dados anteriores, pois existem diversas lojas espalhadas em diversas áreas com sua população distinta e de renda variável. Dessa forma, essa pesquisa mostra a importância do uso do Geomarketing para compreender melhor as possíveis estratégias utilizadas para a escolha de novas lojas. Também destacando a importância do SIG como uma ferramenta importante e que auxilia neste tipo de pesquisa e no estudo do mercado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseGeografiapt_BR
dc.sizeorduration56pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode139663666-
Appears in Collections:TCC - Geografia (Ituiutaba / Pontal)

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