Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorWillemann, Natália Moura-
dc.date.accessioned2023-07-24T14:44:35Z-
dc.date.available2023-07-24T14:44:35Z-
dc.date.issued2023-07-26-
dc.identifier.citationWILLEMANN, Natália Moura. Aplicação do Supply Chain nas frentes de corte da cana. 2023. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38736-
dc.description.abstractIn agribusiness, the production chains are more extensive, and to control them companies choose to outsource. In the sugar and ethanol industry, the transportation stage is one of the most expensive, so adopting an efficient logistics strategy can provide an increase in profits and productivity. Thus, using the QGis software and plugins, the routes were studied in a mill in the Triângulo Mineiro, which adopts 91t road-train vehicles. From the Traveling Salesman Method application, the most optimized route and the most efficient combination between own and outsourced vehicles were analyzed. From the case study analysis, it was inferred that the costs between the types of the fleet are close, thus the decision regarding the mix to be adopted is more strategic and depends on the positioning of the supply chain management, because besides the financial impact, it involves the flexibility of capital and the niche of specialization for the company.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectSupply Chainpt_BR
dc.titleAplicação do Supply Chain na otimização de rotas nas frentes de corte da canapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536994501942049pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Rogério Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4253193151862752pt_BR
dc.contributor.referee2Seabra, Luciany Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1270315505605105pt_BR
dc.creator.Latteslattes.cnpq.br/6672681722970760pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo agronegócio, as cadeias produtivas estão mais extensas, e para controla-las as empresas optam pela terceirização. Na indústria sucroalcooleira a etapa de transporte é uma das mais dispendiosas, de modo que adotar uma estratégia logística eficiente pode proporcionar aumento nos lucros e na produtividade. Assim, a partir do software QGis e plugins foram estudadas as rotas numa usina no Triângulo Mineiro, a qual adota veículos rodotrem de 91t. A partir da aplicação do Método do Caixeiro Viajante, analisou-se a rota mais otimizada e a combinação mais eficaz entre veículos de frota própria e terceirizada. Da análise do estudo de caso, inferiu-se que os custos entre os tipos de frota são próximos, assim a decisão a respeito do mix a adotar-se é mais estratégica e depende do posicionamento do gerenciamento da cadeia de suprimentos, pois além do impacto financeiro envolvem a flexibilidade de capital e o nicho de especialização da empresa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration12pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsArtigo em publicação em Congressopt_BR
dc.description.embargo2025-07-26-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AplicaçãoSupplyChain.pdf
  Until 2025-07-26
TCC504.1 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons