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dc.creatorMoyzés, Rayssa Jorge-
dc.date.accessioned2023-07-19T12:49:36Z-
dc.date.available2023-07-19T12:49:36Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationMOYZÉS, Rayssa Jorge. TDAH diagnosticado na infância versus TDAH diagnosticado na idade adulta: impactos na vida acadêmica e profissional. 2023. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso de (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38704-
dc.description.abstractThe effects of attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) in academic, occupational, interpersonal relationships and general health can be more serious when the diagnosis only occurs in adult life, due to delay in treatment and accumulated losses. The aim of the study was to carry out an integrative review of studies on adults diagnosed with ADHD as adults (AD-ADHD) compared to those diagnosed as children (C-ADHD) considering their life trajectories in academic and occupational areas. Articles published between 2013 and 2023 in English and Portuguese language journals were consulted in the Web of Science and Pubmed databases. Of 641 studies, 07 met the inclusion criteria. In academic life, AD-ADHD manifest stress, guilt, poor time management, motivational difficulties, which affected the academic area. Variables such as: intelligence quotient (IQ); treatment (initiation and resources); educational and family support and experiencing stressors seem to mediate the outcome. In occupational life, unlike C-ADHD, AD-ADHD individuals self-rated themselves as failures and disorganized and were rated less successful in self-regulation and cooperation processes. It is concluded that a life history related to a high IQ, educational and family support, is associated with lower academic losses, which, in turn, incurs a lower search for diagnostic evaluation. However, other difficulties (daily life management, self-regulation, relationships with peers, problem solving) generate suffering and are part of the clinical picture, which will be diagnosed later, probably when functional impairments accumulate (problems at work, accidents, addiction to substances, risky behavior, depression, anxiety, etc.).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectTDAH adultopt_BR
dc.subjectVida acadêmicapt_BR
dc.subjectVida ocupacionalpt_BR
dc.subjectAdult ADHDpt_BR
dc.subjectAcademic lifept_BR
dc.subjectOccupational lifept_BR
dc.titleTDAH diagnosticado na infância versus TDAH diagnosticado na idade adulta: impactos na vida acadêmica e profissionalpt_BR
dc.title.alternativeADHD diagnosed in childhood versus ADHD diagnosed in adulthood: impacts on academic and professional lifept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santana, Jeanny Joana Rodrigues Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8370350303971395pt_BR
dc.contributor.referee1Gebrim, Leiliane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1207150896262032pt_BR
dc.contributor.referee2Paula, Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3937231594374710pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoOs efeitos do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) no âmbito acadêmico, ocupacional, nas relações interpessoais e saúde geral podem ser mais graves quando o diagnóstico só ocorre na vida adulta, em decorrência do atraso do tratamento e prejuízos acumulados. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão integrativa de estudos sobre adultos diagnosticados com TDAH quando adultos (AD-TDAH) em comparação com os diagnosticados quando crianças (C-TDAH) considerando suas trajetórias de vida nas áreas acadêmica e ocupacional. Foram consultadas nas bases de dados Web of Science e Pubmed artigos publicados entre 2013 e 2023 em periódicos de língua inglesa e portuguesa. De 641 estudos, 07 preencheram os critérios de inclusão. Na vida acadêmica, AD-TDAH manifestam estresse, culpa, má administração do tempo, dificuldades motivacionais, que afetavam a área acadêmica. Variáveis como: quociente de inteligência (QI); tratamento (início e recursos); apoio educacional e familiar e vivência de estressores parecem mediar o desfecho. Na vida ocupacional, diferentemente de C-TDAH, os indivíduos AD-TDAH se autoavaliaram como fracassados e desorganizados e foram avaliados com menor êxito nos processos de autorregulação e cooperação. Conclui-se que a história de vida relacionada a um QI elevado, apoio educacional e familiar, se associa a menores prejuízos acadêmicos, que, por sua vez, incorre em menor busca por avaliação diagnóstica. Entretanto, outras dificuldades (gestão de vida diária, autorregulação, relacionamentos com pares, resolução de problemas) geram sofrimento, e fazem parte do quadro clínico, que será diagnosticado tardiamente, provavelmente quando prejuízos funcionais são acumulados (problemas no trabalho, acidentes, dependência de substâncias, comportamentos de risco, depressão, ansiedade etc.).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.coursePsicologiapt_BR
dc.sizeorduration41pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.embargo2025-06-22-
Appears in Collections:TCC - Psicologia

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