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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38695
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barduco, Julia Eloiza Soares | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T18:41:26Z | - |
dc.date.available | 2023-07-18T18:41:26Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-20 | - |
dc.identifier.citation | BARDUCO, Julia Eloiza Soares. Sentidos de feminilidade: as narrativas do ser mulher em “A Star is Born”. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38695 | - |
dc.description.abstract | The concept of femininity refers to the traits, forms, and actions typically associated with women. Based on this concept, this research aims to problematize how these meanings are portrayed in the four versions of the film "A Star is Born" (1937, 1954, 1976, and 2018), considering a historicized perspective of the pieces. To achieve this, the four films will be analyzed with a special focus on the narratives of the female protagonists, followed by a discussion of the results using the "film constellations" methodology proposed by Souto (2020). The objective is to observe how the socio-political changes that occurred over the span of more than eighty years between each version influenced their narrative. Furthermore, this investigation aims to contribute to the discussion on femininity and gender in other cultural objects and to demonstrate the applicability of "film constellations" in similar research endeavors. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | A star is born | pt_BR |
dc.subject | Feminilidade | pt_BR |
dc.subject | Femininity | pt_BR |
dc.subject | Narrativa | pt_BR |
dc.subject | Narrative | pt_BR |
dc.subject | Historicidade | pt_BR |
dc.subject | Historicity | pt_BR |
dc.title | Sentidos de feminilidade: as narrativas do ser mulher em “A Star is Born” | pt_BR |
dc.title.alternative | Senses of femininity: the narratives of the women in "A star is born" | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guedes, Nicoli Glória de Tassis | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6286369974183677 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Damásio, João | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6723681328867269 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Câmara, Amanda | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0858107587604504 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9109959633464624 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | São entendidos por sentidos de feminilidade aqueles trejeitos, formas e ações geralmente associados às mulheres. A partir deste conceito, esta pesquisa tem como objetivo problematizar como esses sentidos são narrados nas quatro versões do filme A Star is Born (1937, 1954, 1976 e 2018), considerando uma perspectiva historicizada das obras. Para tanto, os quatro longas serão analisados com especial enfoque nas narrativas das mulheres protagonistas nelas, para posterior discussão dos resultados a partir das constelações fílmicas, metodologia proposta por Souto (2020). Espera-se observar como as mudanças político-sociais ocorridas nos mais de oitenta anos entre uma obra e outra afetaram a narrativa delas. A partir da investigação, objetiva-se, ainda, colaborar com a discussão sobre feminilidade e gênero presentes em outros objetos culturais, além de demonstrar a aplicabilidade das constelações fílmicas em pesquisas similares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Jornalismo | pt_BR |
dc.sizeorduration | 73 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Jornalismo |
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