Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38679
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorGranero, Fabio Luis Barcelos-
dc.date.accessioned2023-07-18T14:41:23Z-
dc.date.available2023-07-18T14:41:23Z-
dc.date.issued2023-06-22-
dc.identifier.citationGRANERO, Fabio Luis Barcelos. Análise tática e estratégica de negociação internacional no segmento de tecnologia: um estudo sobre uma empresa do ramo em três países distintos. 2023. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38679-
dc.description.abstractThe present study aims to understand how a technology company develops its negotiation tactics, taking into consideration the consequences of the decisions made, as well as to understand how technology impacts decision-making in negotiations. In order to achieve this objective, Tanya Alfredson (2008), Simon (1997), Kersten and Noronha (1999), and Clarke R. (1993) were used as theoretical foundations to provide key concepts of negotiation tactics and strategies. This allowed for a qualitative approach to be applied in order to understand the specific decisions made by the company. Furthermore, this research is of an inductive nature, as the consolidation of results is based on a case study of the company's negotiation approach with three prospects from the technology sector, one from Mexico, one from Colombia, and one from Chile. From this, it can be inferred that there are similarities in terms of negotiation tactics adopted by Latin American countries, especially when they come from the same industry, considering factors such as culture, challenges, and negotiator profiles. Additionally, there is a noticeable impact of technology in facilitating processes and culture in the duration of negotiations.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectNegociaçãopt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectEstratégiapt_BR
dc.subjectNegotiationpt_BR
dc.subjectTecnologypt_BR
dc.subjectStrategypt_BR
dc.titleAnálise tática e estratégica de negociação internacional no segmento de tecnologia: um estudo sobre uma empresa do ramo em três países distintospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Marcolin, Carla Bonato-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3648130183559806pt_BR
dc.contributor.referee1Júnior, Haroldo Ramanzini-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1286135953491294pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Vinícius Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0266010376410444pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho busca compreender de que forma uma empresa do ramo tecnológico, desenvolve suas táticas de negociação, levando em consideração as consequências das decisões tomadas, além de visar entender como a tecnologia impacta a tomada de decisão nas negociações. Na busca por alcançar o objetivo, utilizou-se Tanya Alfredson (2008), Simon (1997), Kersten e Noronha (1999), e Clarke R. (1993), como base teórica capaz de fornecer os conceitos-chave das táticas e estratégias de negociação e, para que, posteriormente, fosse possível compreender as decisões tomadas especificamente pela empresa, podendo caracterizar a pesquisa em uma abordagem qualitativa. Trata-se, ainda, de uma pesquisa de caráter indutivo, uma vez que a consolidação dos resultados se dá por meio de um estudo de caso sobre a forma de negociação da empresa com três prospects do segmento de tecnologia, um do México, um da Colômbia e um do Chile. A partir disto, pode-se depreender que existem semelhanças em termos de táticas de negociação adotadas por países latino-americanos, ainda mais quando provenientes de um mesmo segmento, a citar a cultura, os desafios e o perfil do negociador. Além disto, nota-se forte impacto da tecnologia em facilitar processos e da cultura em tempo de duração da negociação.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseRelações Internacionaispt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Aparece en las colecciones:TCC - Relações Internacionais

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
AnáliseTáticaEstratégica.pdfTCC301.81 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons