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dc.creatorLacerda, Ariadne Fernandes-
dc.date.accessioned2023-07-18T12:38:11Z-
dc.date.available2023-07-18T12:38:11Z-
dc.date.issued2023-01-31-
dc.identifier.citationLACERDA, Ariadne Fernandes. Duas formas de crítica à modernidade: convergências, divergências e um meio-termo possível. 2023. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Filosofia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38674-
dc.description.abstractThis work aims to analyze two forms of the critique of modernity belonging to different philosophical strands – illustrated here by Adorno and Horkheimer, on the one hand, and by Foucault, on the other. Both positions see a failure in the Kantian promise of the autonomous subject – humanity has not reached the state of majority –, but each assumes different theoretical commitments. For this, I analyze how each position supports a common diagnosis of the intertwining between power and knowledge in modern Western society and how this intertwining affects the modern subject. From this, I discuss what would be the “way out” for this state in which the modern subject finds himself in each of the positions. Finally, I show how some antitheses between the positions can, in fact, be convergent and outline a middle ground for the “exit” of this state that the modern subject finds beyond the diagnosis of Adorno and Horkheimer, and of Foucault.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectFoucaultpt_BR
dc.subjectAdorno e Horkheimerpt_BR
dc.subjectModernidadept_BR
dc.subjectSujeito autônomopt_BR
dc.subjectEmancipaçãopt_BR
dc.titleDuas formas de crítica à modernidade: convergências, divergências e um meio-termo possívelpt_BR
dc.title.alternativeTwo forms of the critique of modernity: convergences, divergences and a possible middle groundpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silveira, Fillipa Carneiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5054633257502667pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Rafael Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797656459749176pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5760722571012137pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar duas formas de crítica à modernidade pertencentes a vertentes filosóficas distintas – ilustradas aqui por Adorno e Horkheimer, de um lado, e por Foucault, de outro. Ambas as posições enxergam na promessa kantiana do sujeito autônomo um fracasso – a humanidade não atingiu o estado de maioridade –, mas cada uma assume comprometimentos teóricos diferentes. Para isso, analiso como cada posição fundamenta um comum diagnóstico do entrelaçamento entre poder e conhecimento na sociedade moderna ocidental e de que forma esse entrelaçamento recai sobre o sujeito moderno. A partir disso, discuto qual seria a “saída” para esse estado em que se encontra o sujeito moderno em cada uma das posições. Por fim, mostro como algumas antíteses entre as posições podem, na verdade, ser convergentes e esboço um meio-termo para a “saída” desse estado que se encontra o sujeito moderno para além do diagnóstico de Adorno e Horkheimer, e de Foucault.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseFilosofiapt_BR
dc.sizeorduration39pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
dc.orcid.putcode138932668-
Appears in Collections:TCC - Filosofia

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