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dc.creatorCarvalho, Miguel Ravagnani de-
dc.date.accessioned2023-07-17T17:30:00Z-
dc.date.available2023-07-17T17:30:00Z-
dc.date.issued2023-02-03-
dc.identifier.citationCARVALHO, Miguel Ravagnani de. Simulação interativa de um drone no navegador web utilizando webassembly e webgl. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Controle e Automação) — Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38662-
dc.description.abstractJavaScript is the standard language for implementing the logic in web pages and allows for dynamic manipulation of page elements. However, as an interpreted language, performance may be limited. With growing interest in web applications, many programs must be converted to the JavaScript, HTML, and CSS format, which can be a challenge, especially for more complex programs. This scenery arises the proposal of the WebAssembly standard: a low-level language that defines a binary code format intended for execution in browsers, in a portable, high-performance and secure way. The proposal of this project is to elaborate a study on the WebAssembly technology practically, performing portability of a native application to the Web. The application that will be the object of study is the simulation of the dynamics and position control of a drone, with simplified navigation and restricted to a vertical plane, where a first version, written in C++/OpenGL, will be converted into a Web App, using the WebAssembly/WebGL set. This study aimed to understand the steps necessary for conversion of native applications to Web Applications and, as a result, we present the necessary steps in the conversion process, starting from the C++/OpenGL set, with the detailing of the software tools, as well as the required configurations and the simulation in its two versions.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/us/*
dc.subjectWebAssemblypt_BR
dc.subjectWebGLpt_BR
dc.subjectSimulação de dronept_BR
dc.subjectOpenGLpt_BR
dc.subjectC++pt_BR
dc.subjectDrone simulationpt_BR
dc.titleSimulação interativa de um drone no navegador web utilizando webassembly e webglpt_BR
dc.title.alternativeInteractive simulation of a drone in the web browser using webassembly and webglpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Moura, Éder Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2638643671391285pt_BR
dc.contributor.referee1Carrijo, Renato Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8768171533090080pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Laura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2212752067271608pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0017969432650750pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoJavaScript é a linguagem padrão para a implementação da lógica em páginas web e permite a manipulação dinâmica dos elementos da página. No entanto, como é uma linguagem interpretada, o desempenho pode ser limitado. Com o crescente interesse em aplicações web, muitos programas precisam ser convertidos para o formato JavaScript, HTML e CSS, o que pode ser um desafio, especialmente para programas mais complexos. Neste cenário surge a proposta do padrão WebAssembly: uma linguagem de baixo nível que define um formato de código binário destinado à execução em navegadores, de forma portátil, com alto desempenho e segurança. A proposta deste projeto é elaborar um estudo sobre a tecnologia WebAssembly de modo prático, realizando a portabilidade de uma aplicação nativa para a Web. A aplicação que será o objeto de estudo é a simulação da dinâmica e do controle posição de um drone, com navegação simplificada e restrita a um plano vertical, onde uma primeira versão, escrita em C++/OpenGL, será convertida em uma Web App, utilizando o conjunto WebAssembly/WebGL. Esse estudo objetivou entender os passos necessários para conversão de aplicações nativas em Web Applications e, com resultado, apresentamos os passos necessários ao processo de conversão, a partir do conjunto C++/OpenGL, com o detalhamento das ferramentas de software, bem como, das configurações requeridas e a simulação em suas duas versões.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Controle de Automaçãopt_BR
dc.sizeorduration65pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::PROCESSAMENTO GRAFICO (GRAPHICS)pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::LINGUAGENS DE PROGRAMACAOpt_BR
dc.orcid.putcode138861517-
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Controle e Automação

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