Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38653
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Silva, Natacha Franciele | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T19:28:37Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14T19:28:37Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-29 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Natacha Franciele. Abram alas para o empretecimento do povo preto nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro: conhecer a história dos pretos, é entender a verdadeira história do Brasil (2019-2022). 2023. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História - Univesidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38653 | - |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Negros | pt_BR |
dc.subject | escola de samba | pt_BR |
dc.subject | desfile | pt_BR |
dc.subject | intolerância religiosa | pt_BR |
dc.subject | heróis | pt_BR |
dc.subject | Blacks | pt_BR |
dc.subject | samba school | pt_BR |
dc.subject | parade | pt_BR |
dc.subject | religious intolerance | pt_BR |
dc.subject | heroes | pt_BR |
dc.title | Abram alas para o empretecimento do povo preto nos desfiles das Escolas de Samba do Rio de Janeiro: conhecer a história dos pretos, é entender a verdadeira história do Brasil (20192022) | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Almeida, Ivete Batista da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3852618590034600 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Correia, Iara Toscano | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3279356219563508 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Júlio César de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6638982861292734 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8716308734061688 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O Brasil é conhecido como o país do carnaval e, no senso comum, acreditase que o ano só começa depois desse feriado. A festa acontece durante quatro dias entre os meses de fevereiro ou março, e recebe turistas de todo o mundo. Os foliões dão vida a cidade do samba, aos sambódromos das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, aos trios elétricos que arrastam multidões na Bahia, e os bloquinhos movimentam as cidades interioranas. Mesmo recebendo toda essa atenção de dentro e de fora do país, o carnaval ainda é alvo de muitas críticas e desaprovações. Existem pessoas que acreditam que essa festa é libertina, do demônio, bagunçada, de gente vagabunda e de mulher assanhada. Sendo boa ou ruim, não tem como negar que o carnaval brasileiro chama a atenção do mundo todo, pois só no Brasil acontece uma festa como a nossa. Você já parou para pensar no porquê isso acontece? Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo apresentar a festa de carnaval como crítica social e cultura popular preta. Para isso irei utilizar os desfiles das escolas de samba: Estação Primeira de Mangueira (2019), Beija Flor de Nilópolis (2022) e a campeã do carnaval de 2022 Acadêmicos do Grande Rio. Apoiada por uma bibliografia de clássicos como os trabalhos de Roberto da Matta e também nas sinopses, produzidas pelas próprias escolas, entendo que a importância dessa pesquisa resida na urgência em darse visibilidade e a devida importância à cultura brasileira de matrizes africanas, demonstrando sua complexidade, sua riqueza temática e estética. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 52 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AbramAlasEmpretecimento.pdf | TCC | 461.41 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.