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dc.creatorRamos, Matheus Jarel Cataluna Bento-
dc.date.accessioned2023-07-14T18:24:14Z-
dc.date.available2023-07-14T18:24:14Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationRAMOS, Matheus Jarel Cataluna Bento. A expansão universitária no Centro-Oeste: Os efeitos da ampliação do FIES e da criação do SISU. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38650-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/*
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectExpansão do ensinopt_BR
dc.subjectRegião Centro-Oestept_BR
dc.subjectRede privadapt_BR
dc.subjectRede públicapt_BR
dc.titleA expansão universitária no Centro-Oeste: Os efeitos da ampliação do FIES e da criação do SISUpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guimarães, Eduardo Nunes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1318569541180938pt_BR
dc.contributor.referee1Cardozo, Soraia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2791265980969580pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8251036338971024pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO governo brasileiro, com o objetivo de aprimorar a mão de obra e desenvolver o país, criou uma série de políticas para expandir a rede universitária brasileira, tanto pública quanto privada. Assim, o Estado, através do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), utiliza de políticas públicas que buscam aumentar o número de Instituições de Ensino Superior (IES) e matrículas a fim de impulsionar o número de brasileiros com curso superior. Para avaliar essas políticas públicas, esta pesquisa se torna de total relevância para compreender os resultados sob o aspecto quantitativo e social, pois a utilização de recursos públicos para desenvolver uma rede privada de ensino superior, sob um aspecto geral, é acompanhado de críticas positivas e negativas devido ao conflito da visão de universidade como instituição de ensino e pesquisa, e empresa que visa o lucro. Portanto, fomentar o número de vagas e IES são políticas que devem ser concomitantes a essas premissas e a avaliação de uma política pública é feita analisando seus resultados concretos e não suas intenções; nesse sentido que entra a problemática: as políticas criadas na tentativa de expandir a rede de ensino alcançaram a região Centro-Oeste? Os resultados dessas políticas são homogêneos ao longo das regiões do Brasil? Existem diferenças nos resultados entre a rede pública e privada? Quais mudanças ocorreram nos estados que compõem a região? E no Distrito Federal? Estas questões serão expostas e respondidas ao longo da pesquisa, que utilizará do método dedutivo, analisando de forma objetiva os dados publicados pelo Censo Da Educação Superior, pelo FUNDEB e pela Valorização dos Profissionais da Educação referentes aos números de matrículas, cursos, financiamentos concedidos, utilizando-se de gráficos e tabelas, a fim de ilustrar melhor as respostas de tais questionamentos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Econômicaspt_BR
dc.sizeorduration34pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Econômicas

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