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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38650
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ramos, Matheus Jarel Cataluna Bento | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-14T18:24:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-14T18:24:14Z | - |
dc.date.issued | 2023-02-06 | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Matheus Jarel Cataluna Bento. A expansão universitária no Centro-Oeste: Os efeitos da ampliação do FIES e da criação do SISU. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38650 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Expansão do ensino | pt_BR |
dc.subject | Região Centro-Oeste | pt_BR |
dc.subject | Rede privada | pt_BR |
dc.subject | Rede pública | pt_BR |
dc.title | A expansão universitária no Centro-Oeste: Os efeitos da ampliação do FIES e da criação do SISU | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guimarães, Eduardo Nunes | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1318569541180938 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Cardozo, Soraia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2791265980969580 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Nascimento, Carlos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8251036338971024 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O governo brasileiro, com o objetivo de aprimorar a mão de obra e desenvolver o país, criou uma série de políticas para expandir a rede universitária brasileira, tanto pública quanto privada. Assim, o Estado, através do Ministério da Educação (MEC) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FUNDEB), utiliza de políticas públicas que buscam aumentar o número de Instituições de Ensino Superior (IES) e matrículas a fim de impulsionar o número de brasileiros com curso superior. Para avaliar essas políticas públicas, esta pesquisa se torna de total relevância para compreender os resultados sob o aspecto quantitativo e social, pois a utilização de recursos públicos para desenvolver uma rede privada de ensino superior, sob um aspecto geral, é acompanhado de críticas positivas e negativas devido ao conflito da visão de universidade como instituição de ensino e pesquisa, e empresa que visa o lucro. Portanto, fomentar o número de vagas e IES são políticas que devem ser concomitantes a essas premissas e a avaliação de uma política pública é feita analisando seus resultados concretos e não suas intenções; nesse sentido que entra a problemática: as políticas criadas na tentativa de expandir a rede de ensino alcançaram a região Centro-Oeste? Os resultados dessas políticas são homogêneos ao longo das regiões do Brasil? Existem diferenças nos resultados entre a rede pública e privada? Quais mudanças ocorreram nos estados que compõem a região? E no Distrito Federal? Estas questões serão expostas e respondidas ao longo da pesquisa, que utilizará do método dedutivo, analisando de forma objetiva os dados publicados pelo Censo Da Educação Superior, pelo FUNDEB e pela Valorização dos Profissionais da Educação referentes aos números de matrículas, cursos, financiamentos concedidos, utilizando-se de gráficos e tabelas, a fim de ilustrar melhor as respostas de tais questionamentos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Ciências Econômicas | pt_BR |
dc.sizeorduration | 34 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Ciências Econômicas |
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