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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38623
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Alvares, Bianca Smiljanic Ferreira | - |
dc.creator | Batista, Gabriela de Sousa | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T19:21:04Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T19:21:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | ALVARES, Bianca Smiljanic Ferreira; BATISTA, Gabriela de Sousa. Influência da condição socioeconômica no desenvolvimento infantil durante a pandemia de covid-19. 2023. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38623 | - |
dc.description.abstract | It is known that child development can be affected by the family's socioeconomic conditions and that the negative impact of the COVID-19 pandemic may have worsened this condition. Therefore, the aim of this study was to investigate the correlation between socioeconomic status and infant development in children at 12 months of age who experienced the COVID-19 pandemic. To this end, cognitive, expressive and receptive language, fine motor, and gross motor scores were assessed using the Bayley Scale III in 104 children at 12 months of age. In addition, the mothers of these children answered the questionnaire of the Criterion Scale of Economic Classification Brazil (CCEB) of the Brazilian Association of Research Companies (ABEP). Each neuropsychomotor development skill (NPMD) was correlated with maternal socioeconomic conditions to identify possible risk factors for delayed infant development. The results showed that, although there were no statistically significant differences, children from classes C and D-E had lower scores on the Bayley III scale compared to those from class B. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Fatores socioeconômico; , | pt_BR |
dc.subject | Socioeconimic factors | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do neurodesenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Neurodevelopmental desorders | pt_BR |
dc.subject | COVID-19 | pt_BR |
dc.subject | Infat development | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
dc.title | Influência da condição socioeconômica no desenvolvimento infantil durante a pandemia de covid-19 | pt_BR |
dc.title.alternative | Influence of socioeconomic status on child development during the covid-19 pandemic | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Azevedo, Vivian Mara Gonçalves de Oliveira | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4247658527800602 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Greco, Ana Luiza Righetto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8178156391245721 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Paula, Ítalo Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9279648149190452 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1951367206560380 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Sabe-se que o desenvolvimento infantil pode ser afetado pelas condições socioeconômicas da família e que o impacto negativo da pandemia da COVID-19 pode ter agravado esta condição. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi investigar a correlação entre a condição socioeconômica e o desenvolvimento infantil de crianças aos 12 meses de idade que vivenciaram a pandemia da COVID-19. Para isto, foram avaliados os escores cognitivo, linguagem expressiva e receptiva, motor fino e motor grosso, por meio da Escala Bayley III em 104 crianças aos 12 meses de idade. Além disso, as mães destas crianças responderam ao Questionário da Escala Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB) da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP). Correlacionou-se cada habilidade do desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) com as condições socioeconômicas maternas para identificar possíveis fatores de risco para atraso no desenvolvimento infantil. Os resultados mostraram que, apesar de não haver diferenças estatisticamente significativas, as crianças das classes C e D-E apresentaram escores mais baixos da escala Bayley III em comparação àquelas da classe B. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Fisioterapia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 18 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FISIOTERAPIA E TERAPIA OCUPACIONAL | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Fisioterapia |
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