Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38620Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Marcos Rodrigues da | - |
| dc.date.accessioned | 2023-07-13T18:58:38Z | - |
| dc.date.available | 2023-07-13T18:58:38Z | - |
| dc.date.issued | 2023-06-13 | - |
| dc.identifier.citation | SILVA, Marcos Rodrigues da. Estratégias para explorar as estruturas superiores das escalas de acordes para a improvisação no violão ou guitarra. 2023. 148 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em música) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38620 | - |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Improvisação idiomática | pt_BR |
| dc.subject | Modos | pt_BR |
| dc.subject | Escalas | pt_BR |
| dc.subject | Estrutura superior | pt_BR |
| dc.subject | Sobreposição. | pt_BR |
| dc.title | Estratégias para explorar as estruturas superiores das escalas de acordes para a improvisação no violão ou guitarra | pt_BR |
| dc.title.alternative | Strategies for exploring the superior structures of chord scales for guitar or guitar improvisation | pt_BR |
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Menezes Júnior, Carlos Roberto Ferreira | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0897956176968775 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Lovisi, Daniel Menezes | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3848010986635847 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Orosco, Maurício Tadeu dos Santos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3268304397002139 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Resumo: Essa pesquisa é um estudo que procurou se investigar de que maneira seria possível realizar sobreposições de elementos musicais, tais como: acordes, arpejos e escalas pentatônicas, com o objetivo de alcançar de uma forma dinâmica as notas da estrutura superior das escalas correspondentes de acordes para a prática da improvisação idiomática. Para identificarmos as possibilidades de arpejos e escalas para as sobreposições, a pesquisa foi realizada começando com algumas ideias que eu já apliquei em minhas improvisações desse recurso, e posteriormente, uma pesquisa bibliográfica que abordam esse tema para explorar esse recurso. Em seguida foi realizada uma série de experimentações na guitarra/violão no próprio processo de criação e improvisações, com o auxílio de backing tracks disponíveis no site youtube, visando categorizar e sistematizar o processo para fins didáticos. A tomada de decisões baseou-se em reflexões do processo criativo a partir da escuta e do resultado das práticas no próprio instrumento rumo às sonoridades mais incomuns para o campo diatônico maior, somados as experiências que aprendi durante as minhas vivencias musicais. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.course | Música | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 148 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::COMPOSICAO MUSICAL | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA::INSTRUMENTACAO MUSICAL | pt_BR |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Música | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| EstratégiasExplorarEstrutura.pdf | Tcc | 6.41 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
