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dc.creatorGomes, Henrique Guedes-
dc.date.accessioned2023-07-13T18:05:44Z-
dc.date.available2023-07-13T18:05:44Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationGOMES, Henrique Guedes. Feedback extrínseco e aprendizagem motora: Efeitos de diferentes frequências de conhecimento de resultado. 2023. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38616-
dc.description.abstractThe aim of this study was to investigate the effects of different frequencies of knowledge of results (KR) in the acquisition of a motor skill. The sample consisted of 40 adult volunteers (25 men and 15 women), with a mean age of 24.6 ± 4.14 years, divided into two groups with different frequencies of KR supply (G100% and G33%). The motor task analyzed was the serial reaction time, in which the participants were instructed to perform a sequence of 10 clicks on the computer mouse as quickly as possible, in response to the appearance of circles on the screen. The experiment had four phases: baseline, acquisition phase, retention test and transfer test. On the 1st day of practice, the participants initially performed the baseline phase, with 20 attempts with the random presentation of the targets defined by the software in each attempt. Soon after, the acquisition phase was performed, consisting of a total of 105 attempts with the same order of appearance of the targets in each attempt. After an interval of 24 hours, the participants were submitted to a retention test, consisting of 20 attempts similar to the acquisition phase, but without providing KR. Then, a transfer test was performed, also with 20 attempts and without providing KR, but with a new random pattern of circles appearing on the screen. The results did not reveal significant differences between the two groups in any phase of the study. It is concluded that providing different KR frequencies does not affect the learning of a serial reaction time task.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComportamento motorpt_BR
dc.subjectMotor behaviorpt_BR
dc.subjectAprendizagem motorapt_BR
dc.subjectMotor learningpt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.titleFeedback extrínseco e aprendizagem motora: Efeitos de diferentes frequências de conhecimento de resultadopt_BR
dc.title.alternativeExtrinsic feedback and motor learning: Effects of different frequencies of knowledge of resultspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Igor Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7014877207971752pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vinícius Jordão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572950240976128pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi investigar os efeitos de diferentes frequências de conhecimento de resultado (CR) na aquisição de uma habilidade motora. A amostra constou de 40 adultos voluntários (25 homens e 15 mulheres), com idade média de 24,6 ± 4,14 anos, distribuídos em dois grupos com diferentes frequências de fornecimento de CR (G100% e G33%). A tarefa motora analisada foi o tempo de reação seriado, na qual os participantes foram orientados a realizar uma sequência de 10 cliques no mouse do computador o mais rápido possível, em resposta a aparição de círculos na tela. O experimento teve quatro fases: baseline, fase de aquisição, teste de retenção e teste de transferência. No 1º dia de prática os participantes realizaram inicialmente a fase de baseline, com 20 tentativas com a apresentação aleatória dos alvos definidos pelo software em cada tentativa. Logo após foi realizada a fase de aquisição, constando de um total de 105 tentativas com a mesma ordem de aparecimento dos alvos em cada tentativa. Após um intervalo de 24 horas, os participantes foram submetidos a um teste de retenção, composto por 20 tentativas similares a fase de aquisição, porém sem fornecimento de CR. Em seguida, foi realizado um teste de transferência, também com 20 tentativas e sem fornecimento de CR, porém com um novo padrão aleatório de aparição de círculos na tela. Os resultados não revelaram diferenças significativas entre os dois grupos em nenhuma fase do estudo. Conclui-se que o fornecimento de diferentes frequências de CR não afeta a aprendizagem de uma tarefa de tempo de reação seriado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration29pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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