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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38613
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Schimicoscki, Raquel Stavale | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-13T17:54:04Z | - |
dc.date.available | 2023-07-13T17:54:04Z | - |
dc.date.issued | 2023-07-12 | - |
dc.identifier.citation | SCHIMICOSCKI, Raquel Stavale. Efeitos do feedback de comparação social positivo na habilidade motora. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38613 | - |
dc.description.abstract | The aim of the present study was to verify the effects of positive social comparison feedback with a reduced frequency of knowledge of results(KR) on motor learning. The sample consisted of 40 college adults (22 men and 18 women), with a mean age of 26.6 ± 5.3 years. The motor task analyzed in the study was the serial reaction time, and its performance was divided into 4 phases carried out on two consecutive days: baseline (20 attempts), acquisition phase (105 attempts), retention test (20 attempts) and transfer test (20 attempts). Participants were allocated to a positive social comparison feedback group (n = 20), who received positive social comparison feedback at the end of each block of 15 trials in the acquisition phase indicating that their performance was superior to other participants who also performed the task, in addition to the KR on the time it took to perform the sequence of clicks in 33% of the attempts; and the control group, which received only the KR in 33% of the practice attempts. The performance measure analyzed was the total movement time, defined as the time interval, in seconds, between the click to start the task and the click on the last target in the sequence. The results revealed a decrease in the time to perform the task throughout the trial blocks in all phases of the study, but no difference was verified between the positive social comparison feedback and control groups. The results allow us to conclude that the provision of positive social comparison feedback does not benefit motor learning with the provision of a reduced frequency of KR. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Habilidade motora | pt_BR |
dc.subject | Motor skill | pt_BR |
dc.subject | Feedback | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento de resultados | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Knowledge of results | pt_BR |
dc.subject | Motivation | pt_BR |
dc.title | Efeitos do feedback de comparação social positivo na aprendizagem motora | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Drews, Ricardo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2036471977494922 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Mariano, Igor Moraes | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7014877207971752 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Vinícius Jordão | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3572950240976128 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2170451927455503 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback de comparação social positivo com uma frequência reduzida de conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem motora. A amostra foi composta por 40 adultos universitários (22 homens e 18 mulheres), com idade média de 26,6 ± 5,3 anos. A tarefa motora analisada foi a de tempo de reação seriado, sendo a sua realização distribuída em 4 fases realizadas em dois dias consecutivos: baseline (20 tentativas), fase de aquisição (105 tentativas), teste de retenção (20 tentativas) e teste de transferência (20 tentativas). Os participantes foram alocados em um grupo de feedback de comparação social positivo (n = 20), que receberam feedbacks de comparação social positivo ao final de cada bloco de 15 tentativas na fase de aquisição indicando que seu desempenho foi superior em relação a outros participantes que também realizaram a tarefa, além do CR sobre o tempo de realização da sequência de cliques em 33% das tentativas; e o grupo controle, que recebeu somente o CR em 33% das tentativas de prática. A medida de desempenho analisada foi o tempo total de movimento, definido como o intervalo de tempo, em segundos, entre o clique para iniciar a tarefa e o clique no último alvo da sequência. Os resultados revelaram diminuição do tempo de realização da tarefa ao longo dos blocos de tentativas em todas as fases do estudo, porém não foi verificada nenhuma diferença entre os grupos de feedback de comparação social positivo e controle. Os resultados permitem concluir que o fornecimento de feedback de comparação social positivo não beneficia na aprendizagem motora com o fornecimento de uma frequência reduzida de CR. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Educação Física | pt_BR |
dc.sizeorduration | 24 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 138653471 | - |
Appears in Collections: | TCC - Educação Física |
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