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dc.creatorSchimicoscki, Raquel Stavale-
dc.date.accessioned2023-07-13T17:54:04Z-
dc.date.available2023-07-13T17:54:04Z-
dc.date.issued2023-07-12-
dc.identifier.citationSCHIMICOSCKI, Raquel Stavale. Efeitos do feedback de comparação social positivo na habilidade motora. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/38613-
dc.description.abstractThe aim of the present study was to verify the effects of positive social comparison feedback with a reduced frequency of knowledge of results(KR) on motor learning. The sample consisted of 40 college adults (22 men and 18 women), with a mean age of 26.6 ± 5.3 years. The motor task analyzed in the study was the serial reaction time, and its performance was divided into 4 phases carried out on two consecutive days: baseline (20 attempts), acquisition phase (105 attempts), retention test (20 attempts) and transfer test (20 attempts). Participants were allocated to a positive social comparison feedback group (n = 20), who received positive social comparison feedback at the end of each block of 15 trials in the acquisition phase indicating that their performance was superior to other participants who also performed the task, in addition to the KR on the time it took to perform the sequence of clicks in 33% of the attempts; and the control group, which received only the KR in 33% of the practice attempts. The performance measure analyzed was the total movement time, defined as the time interval, in seconds, between the click to start the task and the click on the last target in the sequence. The results revealed a decrease in the time to perform the task throughout the trial blocks in all phases of the study, but no difference was verified between the positive social comparison feedback and control groups. The results allow us to conclude that the provision of positive social comparison feedback does not benefit motor learning with the provision of a reduced frequency of KR.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidade motorapt_BR
dc.subjectMotor skillpt_BR
dc.subjectFeedbackpt_BR
dc.subjectConhecimento de resultadospt_BR
dc.subjectMotivaçãopt_BR
dc.subjectKnowledge of resultspt_BR
dc.subjectMotivationpt_BR
dc.titleEfeitos do feedback de comparação social positivo na aprendizagem motorapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Drews, Ricardo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2036471977494922pt_BR
dc.contributor.referee1Mariano, Igor Moraes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7014877207971752pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Vinícius Jordão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3572950240976128pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2170451927455503pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos do feedback de comparação social positivo com uma frequência reduzida de conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem motora. A amostra foi composta por 40 adultos universitários (22 homens e 18 mulheres), com idade média de 26,6 ± 5,3 anos. A tarefa motora analisada foi a de tempo de reação seriado, sendo a sua realização distribuída em 4 fases realizadas em dois dias consecutivos: baseline (20 tentativas), fase de aquisição (105 tentativas), teste de retenção (20 tentativas) e teste de transferência (20 tentativas). Os participantes foram alocados em um grupo de feedback de comparação social positivo (n = 20), que receberam feedbacks de comparação social positivo ao final de cada bloco de 15 tentativas na fase de aquisição indicando que seu desempenho foi superior em relação a outros participantes que também realizaram a tarefa, além do CR sobre o tempo de realização da sequência de cliques em 33% das tentativas; e o grupo controle, que recebeu somente o CR em 33% das tentativas de prática. A medida de desempenho analisada foi o tempo total de movimento, definido como o intervalo de tempo, em segundos, entre o clique para iniciar a tarefa e o clique no último alvo da sequência. Os resultados revelaram diminuição do tempo de realização da tarefa ao longo dos blocos de tentativas em todas as fases do estudo, porém não foi verificada nenhuma diferença entre os grupos de feedback de comparação social positivo e controle. Os resultados permitem concluir que o fornecimento de feedback de comparação social positivo não beneficia na aprendizagem motora com o fornecimento de uma frequência reduzida de CR.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration24pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDEpt_BR
dc.orcid.putcode138653471-
Appears in Collections:TCC - Educação Física

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